segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Painel do Blogger - Recurso Layout

Um dos recursos que você terá sempre que lidar é o do layout de seu blog. Pois é nele que são inseridos os gadgets de diversos tipos para adicionar informações e outras funcionalidades a seu blog.

Tanto os layouts personalizados, quanto os padrões fornecidos no Blogger possuem um layout editável e que pode ser organizado facilmente.

Estarei publicando artigos mais voltados sobre como inserir gadgets em seu layout e até mesmo o que significa gadgets. Mas por enquanto vou vamos nos concentrar no layout em si e para que servem as ferramentas nele contidas. Lembrando que o template de seu blog pode parecer um pouco diferente do mostrado aqui, mas as funcionalidades são as mesmas.

Recurso Layout

Na imagem abaixo eu usei um template personalizado, mas o esquema de usabilidade é o mesmo. O tipo de organização dos elementos da página varia de template para template, principalmente nos personalizados.

Esta é a visão do template de seu blog como um raio-x. Clique na imagem para ampliar.
1 - Gadget Inserido - Este é um exemplo de um gadget já inserido no layout. Pode conter ou não um nome.
2 - Recurso de Inserção de Gadgets - Nestes links contidos no layout é onde você pode clicar e inserir um novo gadget no template.
3 - Recursos Fixos - Em alguns templates você poderá visualizar alguns recursos fixos no layout que não podem ser alterados, apenas no código HTML.
4 - Botões de Recursos - Com estes botões você pode salvar a alteração e organização dos gadgets, visualizar como o blog ficará e limpar as edições e adições.

Obs.: Você também pode clicar em gadget no layout e arrastá-lo para outros lugares no template. Ele irá assumir o tamanho do gadget para onde estará sendo arrastado.

Conclusão

Viu como as coisas vão ficando claras quando se encontra explicações claras? Basta ter paciência e seguir as explicações e tomar nota quando necessário e você estará craque em blogs logo.

O que você está achando das explicações sobre o novo painel do Blogger? Você acha que alguma coisa precisa ser melhorada para facilitar seu entendimento? Sinta-se a vontade em dizer.

Caso queira entrar em contato por algum motivo, acesse a página de contato através deste link:Contato.

Envie dúvidas, reclamações, sugestões, elogios e assuntos mais complexos relacionados ao artigo e em 24 horas estarei lhe respondendo prontamente.

0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.