terça-feira, 8 de novembro de 2011

Painel do Blogger - Recurso Modelo

Estarei abordando nesta postagem ferramentas do novo painel do Blogger localizadas no recurso "Modelo". Elas também serão essenciais na manutenção e modificações que você venha realizar eventualmente em seu blog.

É bom você se adaptar pois terá que fazer estas coisas com certa frequência. Se ainda não foi com a cara do novo painel do Blogger, agora terá a chance de se engrenar nos recursos e ferramentas para poder lidar com seu blog no Blogger sem complicações e dor de cabeça.

Esta área também é um tanto extensa para se mostrar, por isso já adianto que pode ser um pouco longa esta postagem. Mas tentarei resumi-la mesmo assim, sem perder nenhuma informação.

Recurso Modelo - Parte 1

Esta área ganhou um novo nome no painel novo do Blogger e está bem funcional e fácil de lidar também. Veja na imagem abaixo a primeira parte desta sessão de ferramentas, que é o de personalizar e editar o HTML de seu blog.

Ferramentas para personalização e edição do HTML do Blogger.
Clique na imagem para ampliar.

1 - Agora no Blog - Permite que você veja como esta seu blog no momento.
  • a - Personalizar - Serve para personalização e edição do layout de seu blog como tema, cores de textos e tamanhos e adição de códigos CSS em seu template.
  • b - Editar HTML - Serve para edição do código fonte de seu blog de um modo geral. Você pode inserir códigos extras ou editar e corrigir os existentes.
2 - Celular - Na imagem você pode visualizar como será visualizado seu blog em um aparelho móvel.
  • a - Configurações - Está representada pelo desenho da engrenagem e serve para configurações relacionadas com celulares e outros.
3 - Fazer Backup/Restaurar - Serve para realizar um backup de seu blog e também restaurá-lo posteriormente.

Como eu disse esta sessão de ferramentas encontradas dentro da área de recursos do modelo é um pouco extensa, por isso resolvi organizá-la em duas partes para melhor compreensão.

Recurso Modelo - Parte 2

Agora estarei mostrando a segunda parte das ferramentas existentes nesta sessão. Nela você pode escolher como o leitor irá visualizar seu blog e modelos de templates simples e com efeitos. Na imagem consegui capturar apenas alguns, mas listarei todos na sequência.

Nesta área você pode escolher modelos de efeitos de visualização para seu blog.
Clique na imagem para ampliar.

1 - Visualizações Dinâmicas - Em particular eu achei um dos recursos legais que o Blogger criou neste quesito. Você pode escolher diversos tipos de visualizações diferentes para seu blog ser visualizado.
2 - Simples - São modelos de templates simples e sem muitos efeitos.
3 - Janela de Imagem - São modelos de templates com transparência na área principal dos posts e gadgets.
4 - Espetacular Ltda. - São modelos com certos desenhos de efeitos no fundo.
5 - Marca D´agua - Mostra o fundo e transparece a frente, mantendo apenas o fundo das postagens visível.
6 - Celestial - Possui efeitos em degradé partindo do mais claro ao mais intenso da imagem.
7 - Viagem - Possui um efeito e vidro fumê na frente e imagens de fundo com cenários.

Você ainda pode reverter seu blog para os modelos antigos de templates (por enquanto), no link "Reverter para os modelos clássicos", mas não poderá usufruir dos recursos dos templates mais modernos.

Conclusão

Sei que mesmo explicando como expliquei pareceu ficar muitas perguntas no ar quanto a cada recurso em si, mas não se apavore pois estarei abordando o máximo de informações possível para seu aproveitamento máximo da matéria. Não se apavore.

Já começou a criar seu blog ou ainda se acha incapaz para isso? Procure minha ajuda, costumo responder antes das 24 horas com prazer a qualquer leitor que pedir ajuda. No que você tem dúvidas até aqui?


Caso queira entrar em contato por algum motivo, acesse a página de contato através deste link:Contato.

Envie dúvidas, reclamações, sugestões, elogios e assuntos mais complexos relacionados ao artigo e em 24 horas estarei lhe respondendo prontamente.

0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.