quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Usando modelos de temas do Blogger

Que tal aprender a escolher um modelo de aparência para o seu blog no Blogger? Após apresentar aqui algumas etapas da criação de seu blog e os principais recursos e ferramentas do novo painel; chegou a hora de dar sequência a criação de seu blog novo não é mesmo?

Depois de já ter escolhido um assunto para escrever em seu blog, um nome e URL para ele, chegou o momento de investir na aparência dele. Vou indicar primeiramente os modelos disponíveis no próprio Blogger para os usuários.

A aparência de seu blog também é importante no quesito de ser um bom blogueiro e ter um blog profissional. Alguém pode querer me contradizer, mas realmente a cara de seu blog pode dizer muita coisa sobre você ou o que irá produzir esse seu blog. Então você precisa caprichar na escolha do template e deve ter relação com o tema do mesmo para ficar mais notório o foco do mesmo.

Modelos do Blogger

O Blogger em si já tem diversos modelos prontos que vão desde os mais simples aos modelos com efeitos bem legais, mas você também pode ainda personaliza-los caso não goste de alguma coisa.

Nesta postagem estarei ensinando você a escolher os modelos e a editá-los se achar conveniente. Siga alguns passos para poder chegar até onde iremos trabalhar:

  1. Faça login em sua conta no Blogger;
  2. Clique no título do blog que deseja aplicar ou editar o modelo;
  3. No menu à esquerda abra as ferramentas da sessão "Modelo";
  4. Clique em "Personalizar" no botão laranja.
Modelos

Se você fez tudo corretamente, verá uma tela como na imagem que estarei mostrando logo abaixo. Esta é a área de edição e aplicação dos modelos prontos do Blogger. Vou tentar ser o mais claro possível para que você entenda como funciona.

Tela de escolha e edição dos modelos de layout do Blogger.
Clique na imagem para ampliar. 

Na primeira ferramenta você já pode contar com muitas opções para deixar seu blog do seu gosto. Acompanhe as explicações seguindo a sequência numérica na imagem.

  1. Agora no blog - Aqui é exibido o modelo que seu blog usa no momento.
  2. Visualizações Dinâmicas - Estas são as novas visualizações dinâmicas que o Blogger implantou no esquema de layout. São sete modelos até o momento da composição desta postagem.
  3. Simples - Também são sete modelos de layout simples com diversas cores diferentes para você escolher.
  4. Janela de Imagem - São três modelos de janela de imagem.
  5. Espetacular Ltda. - São seis modelos para você escolher nesta categoria.
  6. Seta de Expansão - Clicando nesta seta serão abertos mais três categorias de modelos prontos: Marca D´água (Quatro modelos), Celestial (Três modelos) e Viagem (Quatro modelos).
  7. Recursos - Nestes links e botões você pode Voltar para o Blogger (Painel Anterior), Visualizar blog (Conferir como ficará o modelo escolhido), Ajuda (Para eventuais dúvidas) e Aplicar ao Blog (Aplica o modelo escolhido ao blog).
  8. Visualização Padrão - Nesta área você acompanha os modelos aplicados provisoriamente em seu blog e pode ter uma ideia de como ficará em seu blog. A medida que você troca de modelo ele será visualizado nesta área.

Obs.: Não aplique o modelo ainda se não tiver a certeza de que irá usar o mesmo. Só aplique-o definitivamente depois de ter a plena certeza de qual modelo irá usar em seu blog.

Existem outras opções como os templates personalizados para você baixar e instalar, mas vou reservar este assunto para uma outra ocasião para não misturar os assuntos.


Conclusão

Se quiser trabalhar com simplicidade, os temas do Blogger já ultrapassam este quesito. Mas se você acha muito simples ainda o que o Blogger pode oferecer, estarei apresentando diversas ferramentas para que você possa incrementar ainda mais os modelos existentes nesta plataforma.

Em sua opinião, os modelos do Blogger são suficientes ou acha eles muito comuns? Você usa templates do próprio Blogger?

Caso queira entrar em contato por algum motivo, acesse a página de contato através deste link:Contato.

Envie dúvidas, reclamações, sugestões, elogios e assuntos mais complexos relacionados ao artigo e em 24 horas estarei lhe respondendo prontamente.

0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.