domingo, 27 de novembro de 2011

Quando copiar é bonito e não prejudica

Não existe exceções para se copiar artigos de outros blogueiros? Gosto sempre de iniciar meus artigos com uma pergunta para despertar ainda mais a sua curiosidade e despertar seu interesse no que quero transmitir.

Eu já falei sobre isso antes, mas bem rapidamente. agora quero aproveitar a inspiração para mostrar a você que existe sim exceções quanto ao ato de copiar; e quando seguida as regras que regem essas exceções você fará bonito e com certeza será honrado por seu ato.

Por isso resolvi intitular este artigo com esta frase. Realmente quando se copia decentemente e com ética, fazemos bonito e causamos boa impressão diante de nossos companheiros blogueiros.

Regras a seguir com cópias

É claro que antes de sair por aí copiando com idéias erradas, você precisa ler algumas boas regras básicas que é até bom se você tomar nota e decorá-las para nunca mais esquecer. São elas:

  • Comunicação - Primeiro de tudo, procure pelo dono do artigo verdadeiro e entre em contato para pedir sua autorização antes de usar o que é dele.
  • Citação - Faça citações de onde tirou suas referências, imagens, vídeos e outros. Você esta anunciando que pertence a outro e não a você.
  • Link - O mais correto seria usar um link para a página de onde você tirou o conteúdo. Mas você pode apenas citar o nome do blog ou deixar um link para a home page.
  • Referência - O mais honrável de todos seria você escrever um artigo sobre a fonte que você sempre usa para escrever seus artigos ou usar banners e links em locais apropriados em seu blog.
Se você seguir estas regras básicas com certeza deixará o coração de muitos blogueiros felizes com você e será bem difícil levar um não em seu pedido. Mas se acontecer não se desanime, nem se chateie, basta erguer a cabeça e continuar fazendo bonito.

Existem casos que os próprios autores disponibilizam esta permissão em páginas dedicadas a este assunto e você só precisa copiar o que precisa e citar a fonte ou o autor. 

Conclusão

Já passei pelos dois casos e encarei os dois lados da moeda e acredite, é bem difícil quando se é advertido por ter copiado conteúdo de outrem. O jeito é aprender como se deve proceder e fazer bonito dali em diante.

Também já se chegaram muitos outros blogueiros para me pedir permissão para publicar meu conteúdo e fiquei imensamente feliz e orgulhoso por eles. 

Como você age quando precisa de fontes ou referências? Usa sem se preocupar com nada, ou cita fontes e autores?


Caso queira entrar em contato por algum motivo, acesse a página de contato através deste link:Contato.

Envie dúvidas, reclamações, sugestões, elogios e assuntos mais complexos relacionados ao artigo e em 24 horas estarei lhe respondendo prontamente.

0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.