quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Personalizando modelos do Blogger

O Blogger tem em sua plataforma uma boa quantidade de modelos prontos de templates e modos de visualização com efeitos que não deixam a desejar; mas para blogueiros com aptidões mais exigentes ainda existem recursos que permitem a edição e personalização dos recursos disponíveis no Blogger.

Já apresentei aqui os modelos básicos e como escolher e aplicá-los ao seu blog. Agora estarei ensinando você a editar estes modelos para dar mais diferença (caso seu gosto exija) aos modelos tradicionais do Blogger.

Vou ser bem claro como sempre e o que ficar de dúvidas pode perguntar que responderei rapidamente aqui mesmo no Processo Blogs. Vou abordar aqui a ferramenta Plano de fundo que permite a edição do fundo seu blog e ainda o esquema de cores.


Plano de Fundo

Nesta sessão você tem diversas opções para editar as cores de seu modelo em todos os sentidos, seja nos títulos, textos e mais. Veja na imagem abaixo esta área:

Esta é a imagem da sessão de edição do fundo e esquema de cores.
Clique na imagem para ampliar.
Acompanhe novamente a sequência numérica para entender para que servem os recursos desta sessão:

  1. Imagem de plano de fundo - Nesta área você pode escolher que imagem pode escolher de plano de fundo para seu modelo (caso esteja usando um modelo que use imagem no fundo). Se você clicar no link "Remover a imagem" a mesma será removida e as cores serão mantidas. Se você clicar na imagem será aberta a janela abaixo para escolha de uma nova imagem.

Escolha uma imagem que combine com o restante de seu blog, inclusive o tema.
Clique na imagem para ampliar. 
Você pode também fazer upload de uma imagem de seu computador também, basta clicar no link "Fazer upload de imagem".


2. Cor de Tema Principal - Se você quiser poderá escolher cores diferentes para seu tema. Na medida que você for escolhendo perceberá as mudanças ocorrendo em textos, links e outros.

Lembrando que os recursos de edição valem para qualquer dos modelos prontos do Blogger, basta ir escolhendo eles em "Modelos" e ir testando as diferentes opções em "Plano de fundo". Você verá que as opções são muitas e diversificadas.

Conclusão

Uma boa dica que deixo aqui, é a da escolha da imagem para seu plano de fundo. Se for usar mesmo imagens, procure usar uma que combine com o tema geral de seu blog. Os degrades e outras imagens sem definição fixa dispensam esta regra.

Se for usar fotos de seu computador ou pessoais, procure otimizá-las antes, para não deixar o carregamento de seu blog lento.

Na sua opinião, os modelos e variações que o Blogger oferece são suficientes para você ou você acha que deveria haver mais opções de templates diferentes? Que template você usa atualmente em seu blog, da plataforma que está ou outro?


Caso queira entrar em contato por algum motivo, acesse a página de contato através deste link:Contato.

Envie dúvidas, reclamações, sugestões, elogios e assuntos mais complexos relacionados ao artigo e em 24 horas estarei lhe respondendo prontamente.

0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.