terça-feira, 1 de novembro de 2011

Blogger - A plataforma da Google

Vamos conhecer o Blogger; uma das plataformas que tem sido muito usada por blogueiros a muitos anos e que tem passado por diversas transformações ultimamente e passou em última instância a pertencer à Google.

É bem interessante se conhecer uma plataforma antes de se ingressar nela, já que depois você poderá ficar muito confuso e perdido com os recursos, ou até chateado e decepcionado. Por isso estarei avaliando esta plataforma aqui no Processo Blogs; assim você poderá tirar suas conclusões sobre ela e aderir ou não.

A história do Blogger

Uso o Blogger desde 2009 e confesso que da minha parte nunca encontrei um sério motivo para abandonar a plataforma, nem antes e nem depois de pertencer à Google. Mas ainda assim vou listar algumas informações sobre o Blogger e seus recursos.


Blogger, uma palavra criada pela Pyra Labs, é um serviço do Google, que oferece ferramentas para edição e gerenciamento de blogs, semelhantemente ao WordPress.
O Blogger permite a hospedagem de um número ilimitado de blogs nos servidores do Google, que adotam o endereço .blogspot.com. Anteriormente, era possível hospedar os blogs em um servidor próprio do usuário, mas atualmente, o Blogger deixou de suportar publicação via FTP. Os blogs hospedados no Blogspot incluem uma barra de navegação do Blogger, que não pode ser removida, através de alguma opção da interface do Blogger. Porém, existem tutoriais explicando como removê-la, através de um hack. Os termos de serviço do Blogger não especificam se tal ação é uma violação ou não, mas muitos usuários do serviço optam por fazê-la. 
Lançado em agosto de 1999, foi uma das primeiras ferramentas dedicadas a publicação de blogs e é conhecido por popularizar o formato. Mais especificamente, ao invés de colocar os posts à mão em HTML e frequentemente fazer o upload de novos posts, o usuário poderia criar posts para o blog através do site do Blogger. Isto era possível com qualquer navegador, e o texto imediatamente aparece no site.O Blogger foi criado pelo Pyra Labs e, em 2003, foi comprado pelo Google. Mais adiante, funções especiais que tinham a necessidade de serem pagas para serem acessadas tornaram-se grátis com a entrada do Google.
Em 9 de maio de 2004, o Blogger foi relançado com um novo visual em colaboração com as empresas de webdesign Adaptive Path e Stopdesign, adicionando novos templates, página própria para posts, comentários, e postagem por e-mail. No mesmo ano, o Google comprou a Picasa e o seu utilitário de compartilhamento de fotos Hello, que foi integrado ao Blogger, permitindo usuários a postarem suas fotos nos blogs.
Em agosto de 2009, em comemoração ao 10º aniversário do Blogger, foram adicionados novos recursos ao sistema, como o "Jump Break", que serve para a página inicial dos blogs exibirem apenas um trecho das postagens. Antes, para fazer isso, era necessária edição do código HTML. Em fevereiro de 2010, foram adicionados a funcionalidadePáginas estáticas e o Gadget de Páginas, semelhante ao do WordPress, facilitando a postagem para os criadores e leitores.(Fonte: Wikipedia)


Recursos do Blogger

O Blogger como já citei, já sofreu muitas transformações ao longo do tempo e ultimamente tem sido atualizado pela Google. Amanhã ou depois possa ser que sofra mais atualizações, mas estarei acompanhando de perto e informando você.

No momento, estas são as ferramentas do Blogger:

  • Pertence a Google - Muitas surpresas e novos recursos podem surgir pela poderosa Google.
  • Totalmente Grátis - Você pode criar quantos blogs quiser sem pagar nada por isso.
  • Administração de Blogs - Você pode ter vários blogs em uma conta só.
  • Diversas Estatísticas - Você acompanha dados de visitas, ganhos e mais no painel.
  • Guest Post - Suporte para que outros escritores participem escrevendo em seu blog.
  • Atualizações - Você acompanha novidades dos blogs que lê e assina direto no painel.
  • Interação - Você tem interação com redes e contas do Orkut, Gmail e outros da Google.
  • Organização - Fácil manuseio do painel operacional e da estrutura do blog.
  • Suporte - Suporte a templates personalizados e widgets também.
Estas são as principais vantagens que achei por bem ressaltar aqui nesta postagem. Mas os recursos vão bem além, mas como esta postagem não é sobre qual plataforma é a melhor, citei apenas os melhores.

Não vou usar ilustrações demasiadas nesta postagem, pois pretendo abordar cada ferramenta e etapa de como usar o Blogger e outras plataformas com todo detalhe possível. Por isso não perca as demais novidades no Processo Blogs.

Conclusão

Fica estas informações sobre o Blogger para você avaliar e estarei publicando sobre outras plataformas futuramente. Fique de olho!

Você já usa alguma plataforma de criação de blogs, qual é? 


Se gostou deste artigo e não quer perder mais nenhum assine o Feed RSS do blog clicando no link: Newsletter Processo Blogs. Caso queira entrar em contato por algum motivo, acesse a página de contato através deste link:Contato.

0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.