sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Criar e inserir um favicon no Blogger

Como inserir um favicon em seu blog se você nem ao menos sabe o que venha a ser isso? Mas a partir de hoje você irá aprender o que quer dizer favicon, dicas de como criar o seu e ainda como implantá-lo em seu blog. Tudo em uma única postagem no Processo Blogs.

O favicon serve para reforçar a identidade de seu blog e muitos blogueiros tem usado um favicon em seus blogs. Dá um ar mais profissional e identifica melhor seu blog com o título e outros itens de identificação.

Se você observar na aba de seu navegador, poderá ver o favicon do Processo Blogs junto ao título do mesmo. Se não estiver vendo, não se preocupe, pois nem todos os navegadores aceitam os favicons; por esse motivo eles não aparecem em todos. Até a versão do Explorer 6 só é visível o favicon se o blog estiver guardado nos favoritos, nos demais navegadores ele pode aparecer na aba e na aba de endereços, ou ainda só em um dos dois.

Definição de Favicon
Favicons (palavra derivada de favorite (favorito) e icon (ícone)) são pequenas imagens no formato *.ico com de cerca de 16x16 pixels que ficam guardados em um site para visualização pelo navegador. (Fonte: Dicionário Babylon)
Esta é a definição técnica de favicon. E como eu disse anteriormente, ele é um complemento para a identidade de seu blog. Semelhante a logo, tema, slogan e outros.

Deixando um esclarecimento aqui de que só no novo painel se tornou possível a inserção de favicons no Blogger.

Criando um favicon

Já de antemão deixo claro que você poderá solicitar meus serviços voltados para criação para web para criação e seu favicon profissionalmente, mas como sou um cara legal, também ensinarei basicamente como criar um favicon você mesmo. Siga as instruções abaixo (você terá que ter uma noção básica de Photoshop):

  1. Abra o Photoshop e crie um novo documento com fundo transparente e no tamanho de 16 x 16 pixels. Note que eu disse "pixels" e não centímetros ou polegadas;
  2. Use a lupa para ampliar a área de criação e não se incomode com os pixels quadrados, pois sua imagem é bem pequena e por isso fica assim. Você pode usar uma imagem pré definida da web ou mesmo de sua logo ou criar no Photoshop mesmo (use a criatividade). Procure não deixar seu favicon indecifrável e espremido na área de criação.
  3. Salve seu favicon no formato .ico (de ícone), com pelo menos 100 KB de peso. Assim o fundo ficará transparente.
Estes são os passos básicos para criação de seu favicon. Não irei fazer aqui um tutorial de Photoshop que vai cair bem no tema do Processo Blogs. Mas você pode também procurar favicons prontos e usá-los em seu blog de quebra-galho, mas depois me convoque para criar um mais seu e profissional ok?

Inserindo o favicon no Blogger

Esta é a parte mais fácil. Tendo criado seu favicon e salvo no formato correto, agora vou ensinar você a colocar seu favicon em seu blog. Veja como fazer:
  1. Acesse o painel do Blogger;
  2. Selecione o blog a ser implantado o favicon;
  3. Clique no recurso "Layout" ;
  4. Procure no template o gadget "Favicon" e clique em "Editar".
Se chegou ao lugar correto poderá ver esta janela aberta diante de você.

Na ilustração usei meu blog já com o favicon. Mas o seu estará sem.

Clique no botão indicado e escolha o seu favicon salvo em seu computador e depois é só confirmar e seu favicon estará inserido com sucesso em seu blog.

Conclusão

Agora você terá mais um reforço para identificação de seu blog perante os leitores. Eu, particularmente acho um tanto "Blogger", um blog sem favicon. Não que isso seja mau, mas fica um tanto com a personalidade duplicada não acha?

Você já usava um favicon em seu blog?

Caso queira entrar em contato por algum motivo, acesse a página de contato através deste link:Contato.

Envie dúvidas, reclamações, sugestões, elogios e assuntos mais complexos relacionados ao artigo e em 24 horas estarei lhe respondendo prontamente.

0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.