sábado, 26 de novembro de 2011

Casos de punição por plágio

Existe algum caso onde realmente alguém foi punido por lei por copiar conteúdo indevidamente de outros autores seja na internet ou fora dela? Com certeza, e estarei provando isso neste artigo com fatos reais e notícias que servirão de alerta para os plagiadores de plantão.

No mundo todo foram muitas as pessoas que sofreram com ataques de plagiadores e outras que foram parar em tribunais, pagaram altas multas e até foram presas por copiar indevidamente.

O plágio é uma tecla que deve ser apertada sempre até que todos os plagiadores entendam que o caso é sério e que estão pisando em território perigoso até demais.

Plagiadores Punidos

Veja casos de pessoas que sofreram por cometer esse crime copiando obras de outros indevidamente sem citar a fonte.

  • Professor é demitido da USP por plagiar pesquisas
Imagens copiadas pelo professor em pesquisa na USP. Clique para ampliar.

A reitoria da USP decidiu demitir um professor de dedicação exclusiva, com mais de 15 anos de carreira, após entender que ele liderou pesquisa que plagiou trabalhos de outros pesquisadores. A informação é de reportagem de Fábio Takahashi publicada na edição da Folha deste domingo (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL).
 
A exoneração por plágio é a primeira na instituição em mais de 15 anos. O imbróglio envolveu também a ex-reitora Suely Vilela, co-autora da pesquisa questionada. Ela não sofreu punição --a avaliação é que não teve relação com os trechos plagiados. 
O docente Andreimar Soares, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, foi demitido por ser o principal autor da pesquisa, que copiou imagens de trabalhos de 2003 e 2006, sem creditá-las aos autores, da UFRJ (Federal do Rio). 
Outra pesquisadora teve o título de doutorado cassado. Era responsável pelas partes contestadas. Tanto o docente quanto a pesquisadora podem recorrer internamente e judicialmente das decisões. (Fonte: Folha.com)


  • Processo por plágio com nome e conteúdo de blog
Prédio do The New York Times

São Paulo - O jornal The New York Times entrou com um processo na Justiça dos Estados Unidos para obrigar o Huffington Posto a renomear um blog que tem nome similar a um blog seu.
 
O blog "Parentlode", do Huffington Post, pode confundir os leitores do "Motherlode", do NYT. Ambos os blogs tratam de assuntos relacionados a problemas de família.
Segundo informações do NYT, é clara a intenção do concorrente de querer confundir os leitores. Até mesmo porque, o blog do Huffington post é comandado por Lisa Belkin, ex-funcionária do NYT.
"O blog foi uma tentativa deliberada de enganar leitores e fazer com que eles acreditem que se trata do mesmo blog, mesmo que tenham nomes ligeiramente diferentes e estão em diferentes veículos de mídia", disse o NYT. (Fonte: Exame.com)
Conclusão

Fica de alerta aos plagiadores que realmente existem pessoas que recorrem a lei de seu país sobre seu direito de propriedade de criação; e vão onde for preciso para punir os copiadores de plantão. Como no caso citado em última instância, até mesmo a blogosfera está guardada pela lei!

Não caia no sentimento de inocência ou no vandalismo generalizado que tem dominado os desavisados pois a lei é severa e os donos de suas obras também, inclusive eu.

Você produz conteúdo próprio ou sai copiando? O que você acha dos casos relatados acima?

Caso queira entrar em contato por algum motivo, acesse a página de contato através deste link:Contato.

Envie dúvidas, reclamações, sugestões, elogios e assuntos mais complexos relacionados ao artigo e em 24 horas estarei lhe respondendo prontamente.

0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.