domingo, 6 de novembro de 2011

Painel do Blogger - Recurso de Estatísticas

Todo blogueiro que tem foco e objetivo, tem bastante afinidade com estatísticas e diariamente dá uma olhada em como andam as coisas com seu blog. É aí que entra o recurso de estatísticas contido no novo painel do Blogger.

Se você não gosta de ler estatísticas e gráficos, pode ter muitos problemas com seu blog; e ele poderá chegar a um fim trágico cedo. Além do mais se seu objetivo é ser um blogueiro de verdade, estará em contradição consigo mesmo se for apático com estatísticas.

Não vou entrar em pormenores de leitura de estatísticas neste post, mas estarei reservando isso para outra ocasião. Segure firme no assento e abra o refrigerante ou pegue um café, pois esta postagem possui muitas ferramenta a serem abordadas.

Recurso de Estatísticas

Na imagem abaixo você poderá acompanhar a primeira tela deste recurso com muitos dados estatísticos sobre seu blog. Confira:
Primeira visão dos dados estatísticos de seu blog.
Clique na imagem para ampliar.
Acompanhe a sequência numérica pertencente a cada área e para que serve cada uma delas:

  1. Visualizações de Páginas - Neste gráfico você acompanha dados sobre as visualizações de páginas de seu blog. Hoje, ontem, mês passado e todas as visualizações de páginas.
  2. Postagens - Aqui você tem uma lista com as postagens mais acessadas e quantas visualizações de páginas tiveram.
  3. Origens de Tráfego - Você pode acompanhar de onde estão vindo as visitas de seu blog e quantas cada site ou blog enviou para o seu.
  4. Público - Na sessão dos mapas você pode ver qual região do mundo mais visitou seu blog pelo tom da cor verde, mais claro ou escuro (menos e mais visitas).
  5. Botões de Ferramentas - Com eles você pode controlar ações como: atualizar as estatísticas, ver as estatísticas do momento, do dia, da semana, do mês ou tudo.
Aqui você pode ver os gráficos resumidos e reunidos em uma visão geral. Agora vem cada setor separadamente com mais recursos individuais.

Como a visão geral das estatísticas é mostrada apenas na sessão inicial do recurso de estatísticas, vou usar letras para listar cada ferramenta a partir das estatísticas de postagens. Veja a sequência seguindo os números da visão geral:


  • Estatísticas de Postagens:


Esta é a área de estatísticas de postagens aberta com detalhes mais amplos.
Clique na imagem para ampliar.
 a - Postagens - Você acompanha as postagens mais acessadas em ordem decrescente visualizando o nome, data da publicação, número de visualizações e barras de porcentagem.
b - Páginas - No mesmo esquema das postagens, você também pode ver as estatísticas das páginas estáticas de seu blog.
  • Origem de Tráfego:


Estatísticas de Origens de Tráfego em detalhes. Clique na imagem para ampliar.
a - URL de Referência - Você vê aqui as URLs de onde vieram os visitantes de seu blog.
b - Sites de Referência - Aqui você pode ver quais foram os sites ou blogs que enviaram visitas ao seu blog.
c - Pesquisar Palavras-chave - Aqui aparecem as palavras que foram usadas no buscador da Google que levaram os visitantes até seu blog em pesquisas realizadas.


  • Público:
Estatísticas sobre o público que visita seu blog em detalhes.
Clique para ampliar a imagem.
a - Visualizações de Páginas por País - Indica quais países mais visitaram seu blog pela cor verde escura.
b - Dados Numéricos de Visitas por País - Em ordem decrescente você pode visualizar quantas visitas cada país enviou para seu blog.
c - Visualizações de Página por Navegador - Nesta área é possível de se ver quanta visitas seu blog recebeu por navegador, o mesmo em porcentagem e ainda um gráfico em esfera fatiada mostrando todas as estatísticas por navegadores.
d - Visualizações de Página por Sistema Operacional - Estas são estatísticas capturadas a partir do sistema operacional de cada visitante. São semelhantes as que citei acima.

Obs.: Em cada uma dessas áreas você pode recorrer aos botões de recursos da primeira imagem com o número cinco para ver as estatísticas do momento, do dia, da semana, do mês ou tudo. Basta clicar nos botões.

Conclusão

Enfim, o fim não é mesmo? Demorou para chegar aqui, mas espero que a demora na leitura deste artigo tenha ajudado você a entender mais estes recursos e ferramentas disponíveis em seu blog.

O que você achou destes recursos de estatística do novo painel do Blogger? Você já usa para algum fim?

Caso queira entrar em contato por algum motivo, acesse a página de contato através deste link:Contato.

Envie dúvidas, reclamações, sugestões, elogios e assuntos mais complexos relacionados ao artigo e em 24 horas estarei lhe respondendo prontamente.

0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.