terça-feira, 29 de novembro de 2011

Carta a um plagiador de seus artigos

O que fazer quando descobrirmos que o conteúdo de nosso blog foi ou esta sendo plagiado?  Lendo na Wikipédia sobre este assunto, li um trecho muito interessante de alguém que já passou por isso e qual foi a atitude que ele tomou com respeito ao plagiador.

Estarei citando o trecho que encontrei na Wikipédia e você poderá ler e refletir sobre a história. Veja logo abaixo como o escritor Egon Friedell escreveu em resposta ao ato de seu plagiador:
 Erwin Theodor Rosenthal, eminente germanista, ensaísta e tradutor, que, em 2005, foi vítima de um notório caso de plágio da sua tradução de A Origem da Tragédia (publicada em 1948), relata um outro caso, ocorrido em 1931, em Viena, quando o escritor austríaco Egon Friedell (1878 - 1938) escreveu ao seu plagiador, um certo Anton Kuh, uma memorável carta aberta, com o seguinte teor:
Prezado Senhor,
Foi surpresa verificar que resolveu publicar a minha humilde estória, "O imperador José e a Prostituta", tal como a escrevi, com o acréscimo das três palavras: "Por Anton Kuh" , na publicação Querschnitt. Honra-me sem dúvida o fato de sua escolha ter recaído na minha estorinha, quando toda a literatura mundial desde Homero se encontrava à sua disposição. Teria gostado de retribuir na mesma moeda, mas depois de examinar toda a sua obra, não encontrei nada que tivesse vontade de subscrever. (ass) Egon Friedell. (Fonte: Wikipédia)
Confesso que fiquei estarrecido com esta resposta tão profundamente sábia a este plagiador.

Infelizmente nos dias de hoje os casos se tornaram mais e mais extravagantes e com a internet entrando em cena, a coisa ficou muito pior. Mas a exemplo de homens como Egon Friedell e muitos outros ao longo da história, nós blogueiros também devemos combater o plágio com ímpeto e levar outros blogueiros a fazerem o mesmo em pró da criatividade e originalidade.

Com base na carta de Egon Friedell pergunto aos plagiadores de plantão:

  • Não existem inúmeras obras literárias que não reclamam direitos autorais? Copiem elas!
  • Deus deu sabedoria e criatividade a 50% dos seres humanos e os outros 50% são ignorantes? Não creio!
Conclusão

Já falei tanto sobre plágio e plagiadores que já estou estonteado sobre o assunto, mas não deixarei de falar em hipótese alguma.

Como disse Egon Friedell, nem para pagar na mesma moeda não dá; já que os camaradas não têm nada de interessante e original para se copiar. A não artigos de outros blogueiros.

O que você achou do teor da carta de Egon Friedell? Que recado você deixaria aos plagiadores de plantão?


Caso queira entrar em contato por algum motivo, acesse a página de contato através deste link:Contato.

Envie dúvidas, reclamações, sugestões, elogios e assuntos mais complexos relacionados ao artigo e em 24 horas estarei lhe respondendo prontamente.

0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.