sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Painel do Blogger - Configurações gerais

Chegou o momento de aprender a configurar diversos recursos em seu blog que são importantes e outros que você poderá utilizar posteriormente em sua jornada como blogueiro.

Você irá aprender a realizar configurações básicas, publicação de seu blog, idioma e formatação e outros. Esta postagem ficará um pouco extensa e bem ilustrada, mas quero que você fique por dentro de cada recurso do novo painel do Blogger.

Esta é a última parte relacionada com o painel do Blogger. É necessário se aprender sobre onde você irá atuar diariamente para ficar confuso e perdido.

Configurações Diversas

Para acessar o recurso dessas configurações, siga o seguinte caminho pelo Blogger:

  1. Faça login no Blogger;
  2. Clique no blog que irá configurar;
  3. No menu lateral esquerdo, clique em "Configurações";
Estarei abordando todos os itens e recursos de configuração contidos nesta sessão, acompanhe.
  • Básico
Configurações básicas do painel de configuração. Clique na imagem para ampliar.
  1. Básico - Aqui você pode fazer configurações básicas como alterar o título de seu blog, a descrição e compartilhamento de seu blog publicamente no Blogger e mecanismos de pesquisa ou não.
  2. Publicação - Você pode alterar o domínio de seu blog aqui e também adicionar um domínio personalizado.
  3. Permissões - Você pode autorizar mais pessoas a escreverem em seu blog por aqui ou escolher quem pode visualizar seu blog (Qualquer pessoa, somente leitores ou autores de blog).
  • Postagens e Comentários
Área de configurações diversas relacionadas a postagens e comentários.
Clique aqui para ampliar a imagem.
  1. Postagens - Você pode escolher quantas postagens mostrar na página inicial de seu blog; criar um modelo de postagem para todas as postagens e ativar ou desativar o efeito lightbox de visualizações de imagens ao clicar.
  2. Comentários - Você pode escolher entre mostrar comentários ou não; quem pode comentar em seu blog (Usuários anônimos, com Open ID, usuários da Google ou do blog) e moderar os comentários ou não. Basta deixar seu e-mail para receber os comentários. Poderá ainda mostrar backlinks ou não e deixar um texto em seu formulário de comentários das postagens.
  • Celular e Email
Tela de configurações para celular e e-mail. Clique para ampliar a imagem.
  1. Celular - Você pode adicionar um dispositivo móvel para sincronizar com seu blog e postar a partir do mesmo.
  2. Email - Você pode criar um email secreto de identificação no Blogger e postar a partir de seu e-mail e realizar outras configurações (Publicar imediatamente, salvar como rascunho ou desativar este recurso). Pode ainda notificar pessoas acerca de comentários do blog inserindo emails no campo e ainda enviar postagens por email automaticamente para quem quiser listando o email no campo.
  • Idioma e Formatação
Tela de configuração de idioma e formatação. Clique na imagem para ampliar.
  1. Idioma - Configurações para definir o idioma padrão de seu blog e a transliteração na tradução.
  2. Formatação - Aqui você ajusta o horário que aparecerá nas postagens, o formato da data (completa ou resumida), formato de hora (Normal ou 24 horas) e data e hora dos comentários.
  • Outro
Tela com demais configurações para seu blog. Clique na imagem para ampliar.
  1. Ferramentas do Blog - Você pode importar conteúdo de outro blog, exportar o atual ou excluir seu blog.
  2. Feed de Site - Você pode permitir o feed para seu blog (Completa, até jump break, sinopse, nenhum ou personalizar); usar um url de redirecionamento de feed; pode postar uma mensagem no rodapé do feed e permitir que usuários de outros sites que possuam Open ID façam login em seu blog para comentar. Pode ativar ou desativar o aviso de conteúdo adulto em seu blog para avisar os usuários e configurar seu blog para ser analisado pelo Google Analitics.
Caso tenha feito alguma alteração em seu blog, lembre-se sempre de visualizar (caso seja possível e preciso) e salvar suas configurações.

Conclusão

Por aqui encerro a apresentação do novo painel do Blogger e seus recursos básicos e avançados; mas com certeza estarei sempre abrindo este painel para conferirmos novos recursos e explanar algum tutorial sobre o Blogger. 

O Blogger resolveu divulgar um tutorial sobre o painel novo recentemente (08/11/2011), mas eu já estava terminando o nosso por aqui. Mas se quiser poderá conferir o do Blogger clicando aqui.

Pronto para arrasar no novo painel do Blogger, ou ainda tem algum medo e dúvida pendente?


Caso queira entrar em contato por algum motivo, acesse a página de contato através deste link:Contato.

Envie dúvidas, reclamações, sugestões, elogios e assuntos mais complexos relacionados ao artigo e em 24 horas estarei lhe respondendo prontamente.

0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.