sábado, 12 de novembro de 2011

Colocando template personalizado no Blogger

Você sabe como inserir um template personalizado em seu blog? Se a resposta foi não, agora você saberá a partir do momento em que ler e praticar esta postagem que criei sobre o assunto.

Eu já citei aqui que os templates do Blogger já são legais para você usar em seu blog; principalmente com algumas configurações e alterações dentro do próprio Blogger. Mas sempre há aqueles blogueiros mais exigentes e que querem algo diferente do comum e rotineiro. Para estes existem os templates personalizados.

O que são os templates personalizados?

São os templates criados por designers que criam ferramentas e acessórios para sites e blogs; e os templates entram no meio. São templates que fogem do layout comum do Blogger e vão além, contendo até mesmo alguns recursos embutidos no template.

Entre uns e outros eles dispõem de recursos de assinatura de feed RSS, ferramenta de pesquisa, ferramentas de compartilhamento em redes, sliders e outros apetrechos. Alguns úteis e outros desnecessários.

Mas atenção! Os templates personalizados por serem desenvolvidos por pessoas diversas, podem conter erros no HTML e causar dores de cabeça depois de instalado e funcionando em seu blog. Não são todos, mas deixo aqui uma recomendação caso vá instalar em seu blog recém criado ou trocar de template: Evite instalar o template sem fazer backup!

Como instalar o template personalizado

Não tem muita complicação, basta seguir os passos e seu novo template estará pronto para receber suas coordenadas e demais recursos.
Faça login no Blogger e selecione o blog a ser editado; escolha "Modelo" no menu lateral e clique no botão "Fazer Backup/Restaurar" que esta localizado no canto superior direito da tela.

Você verá uma tela como a da imagem abaixo:

Tela de realização de backup ou restauração. Clique na imagem para ampliar.
  1. Neste botão você pode baixar seu template para o computador.
  2. Neste outro você pode fazer o upload de seu template personalizado ou restaurar o baixado.
É neste segundo botão que você escolhe o template em seu computador e clica em "Fazer Upload" para deixá-lo no Blogger. Depois basta visualizar e ver como ficará, se gostar basta salvar as configurações.

Se no seu caso for troca de templates, o Blogger irá perguntar se você deseja manter as configurações e os elementos do template atual; eu recomendo que elimine eles para não ter problemas de má compatibilidade com o novo template.

Conclusão

Pode ocorrer de você não gostar do template amanhã ou depois e querer realizar uma troca; não se esqueça de realizar sempre o backup; se algo der errado, basta restaurar o backup sem problemas.

Quanto aos templates personalizados, estarei postando aqui alguns modelos de template para você baixar, escolher e instalar em seu blog. Você prefere os templates do Blogger ou os personalizados?


Caso queira entrar em contato por algum motivo, acesse a página de contato através deste link:Contato.

Envie dúvidas, reclamações, sugestões, elogios e assuntos mais complexos relacionados ao artigo e em 24 horas estarei lhe respondendo prontamente.

0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.