segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Realizando backups no Blogger

O que fazer quando algo der errado com seu blog e for irreversível? Não se preocupe. Se você não passou por uma dessas ainda, foi bom ter acessado o Processo Blogs e encontrar este artigo; pois estarei tratando justamente da segurança de seu blog frente a situações difíceis e comuns na vida de muitos.

Infelizmente o ser humano é passível de erros de vive cometendo ele a todo instante, e os blogueiros como humanos também podem cometer seus erros relacionados ao seu blog. Como já passei por isso sei do que estou falando.

Estas situações perigosas ocorrem por alguns fatores como edição no código fonte mal feita, códigos de terceiros criados erroneamente, problemas técnicos na plataforma e outros. E o que fazer quando nos depararmos com alguma destas situações?

Para falar a verdade, nestes casos é melhor prevenir do que remediar; até porque não tem como remediar dependendo o caso. Mas vou ensinar você a se prevenir sempre destas situações que enlouquecem qualquer blogueiro.

Recurso de Backup do Blogger

É a terceira vez que toco no assunto do recurso de backup do Blogger. Como o silêncio e o esquecimento andam lado a lado, é bom sempre repetir para que você não esqueça; até porque é um assunto vital para a existência de seu blog na web.

Vamos lá então. Acesse o Blogger, seu blog a ser feito o plano de seguro Backup e escolha no menu "Modelo" (é o único local de acesso a este recurso). Note no canto superior direito o botão "Fazer backup/Restaurar".

Todas as vezes que for realizar manutenções ou edições risco em seu blog, nunca se esqueça de usar este botão para fazer um backup de seu blog por inteiro. Caso contrário, se não fizer isso e cometer erros graves tudo poderá se perder em um minuto de bobeira. Veja como se faz isso na imagem abaixo:

Tela de realização e Backups e Restauração dos mesmos. Clique para ampliar.

  1. Se for realizar o backup preventivo de seu blog, basta clicar no botão laranja e será baixado o template completo de seu blog para o computador.
  2. Se já aconteceu o imprevisto, não se espante. Basta clicar no botão cinza "Escolher Arquivo" e navegar até onde esta salvo o backup e clicar em "Fazer Upload" para re-aplicá-lo em seu blog.
Simples demais, porém complicado se você ignorar a realização do mesmo. Se tudo foi feito corretamente, seu blog estará restaurado novinho em folha.

Conclusão

Certa vez queria deixar meu blog mais leve e seguindo dicas de outro blogueiro, não entendi muito bem a explicação e segui muito a risca, sabe o que aconteceu? Bomba! Meu blog ficou todo desestruturado e desorganizado! Se não fosse um template que eu havia baixado em backup estava perdido e meu blog morto.

Já perdeu algum blog ou passou apuros por erros cometidos em seu blog assim?


Caso queira entrar em contato por algum motivo, acesse a página de contato através deste link:Contato.

Envie dúvidas, reclamações, sugestões, elogios e assuntos mais complexos relacionados ao artigo e em 24 horas estarei lhe respondendo prontamente.

0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.