quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Como se defender contra o plágio no Blogger?

Como se defender dos plagiadores que vivem só no copiar e colar dia e noite? Soluções existem muitas e uma delas estarei apresentando aqui para você aplicar em seu blog e barrar estes intrusões.

Estive pesquisando por aí e encontrei este método no Ice Breaker e estarei postando aqui para que você possa aprender e colocar em prática. É simples, rápido e prático; com apenas uma plicação de código.

Vou dispensar comentários sobre o assunto para não encher sua paciência com plágio e plagiadores; vamos direto ao que interessa.

Código de Bloqueio

Com o código que estarei repassando aqui para vocês os plagiadores não poderão selecionar, arrastar e soltar e nem usar certas funções do botão direito do mouse.

Infelizmente em alguns casos ficará difícil para seu leitor usar um código em sua postagem, mas você pode optar por aplicar o código totalmente ou em partes.

  1. Acesse o painel de controle do Blogger e selecionar o blog que deseja aplicar o código.
  2. Acesse o painel de criação de postagem e crie sua postagem normalmente;
  3. Agora você irá inserir este código no início de sua postagem (mas no modo HTML e não Rich Text):
<div onselectstart='return false' ondragstart='return false'oncontextmenu='return false'>
A primeira parte do código bloqueia seleções, a segunda bloqueia o "arrastar e soltar" e a terceira o botão direito do mouse. Para trabalhar somente com algum dos códigos, basta eliminar os que quer desabilitar.

Após inserir o código acima, insira no final de sua postagem (no mesmo modo HTML) o código abaixo:
</div>

Para descomplicar um pouco mais o esquema, tudo terá que ficar da seguinte maneira em sua postagem:
<div onselectstart='return false' ondragstart='return false' oncontextmenu='return false'>---código de sua postagem---</div>
E agora publique sua postagem normalmente e teste você mesmo os recursos aplicados.

Conclusão

Quero repetir novamente que você deve inserir os códigos no modo HTML da postagem, se não vai dar problema e não funcionará. Não esqueça também de que seus leitores podem querer copiar apenas os códigos para usar de referência em uma postagem e terão dificuldades.

De qualquer forma ainda fica difícil de se lidar com os plagiadores, principalmente se usamos muitos códigos em nossas postagens. Se você escreve sobre outro tema que não necessite de se usar a função copiar, este código será um verdadeiro firewall contra cópias indevidas.

O que você achou do código acima?

Caso queira entrar em contato por algum motivo, acesse a página de contato através deste link:Contato.

Envie dúvidas, reclamações, sugestões, elogios e assuntos mais complexos relacionados ao artigo e em 24 horas estarei lhe respondendo prontamente.

0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.