quarta-feira, 16 de novembro de 2011

12 Gadgets essenciais para seu blog

Quais gadgets colocar em seu blog sem carregar demais o mesmo ou ficar atrapalhando a leitura dos artigos?
Eu particularmente acho feio demais um blog que tem gadgets que começam no topo do blog e se estendem uns 30 centímetros abaixo da postagem do mesmo. E olha que já vi muitos por aí nesta situação.

Pois é sobre isso que estarei tratando nesta postagem de hoje. Quais seriam os gadgets realmente necessários para se usar em seu blog.

Querer encher o blog daquelas coisinhas legais e cheias de funcionalidades é muito comum entre blogueiros de primeira viagem, mas não é bem assim que as coisas funcionam bem. É preciso ter moderação e senso crítico para não deixar seu blog extravagante demais e pesado também.

Vou auxiliar você na escolha de gadgets que realmente sejam úteis para você, seu blog e seus leitores.

Gadgets Essenciais

Na minha opinião, cada blogueiro tem uma necessidade de se usar gadgets conforme o caso; e cada um tem seu gadget como precisão ou não. Por isso as dicas deixadas aqui poderão variar conforme o caso.

Ex.: Um blogueiro que tem um blog sobre finanças poderá usar um gadget de calculadora ou conversor financeiro; uma blogueira que escreva sobre jardinagem já não verá os mesmos como úteis ou necessários.

Tentarei ser o mais claro e abrangente possível sobre a escolha certa sem ferir casos isolados.

Os gadgets que podem ser mais necessários a quase todos os blogueiros são:

  • Atualizações - Os gadgets voltados para se inscrever e os leitores receberem suas postagens em casa são essenciais para que eles não percam o que você esta postando.
  • Páginas - Os gadgets de gerenciamento de paginas do seu blog é essencial para navegação entre as mesmas.
  • AdSense - Neste caso (em particular), ajuda você a monetizar seu blog e a ganhar dinheiro através dele. Se não se interessa em ganhar dinheiro, esqueça.
  • Seguidores - Sempre existem aqueles leitores que gostam tanto de seu blog que querem acompanhá-lo de perto; nestes casos o gadget de seguidores cai bem.
  • Caixa de Pesquisa - Se seu template for personalizado, talvez já contenha uma caixa de pesquisa; mas se não é muito essencial para seus leitores encontrarem o que buscam em seu blog.
  • HTML/Javascript - Essenciais e podem servir de porta para novas funcionalidades que você venha necessitar inserir em seu blog.
  • Marcadores - Servem para que seus leitores encontrem facilmente seus posts por marcação que você criou para cada um.
  • Arquivo do Blog - Também auxilia o leitor a procurar artigos por data de postagem.
  • Cabeçalho da Página -  Serve para inserir um título e descrição para seu blog. Seja imagem ou apenas texto não tem como não usar.
Esta lista foi criada com base em gadgets do Blogger, mas existem muitos outros até mesmo criados por web designers e blogueiros que são essenciais em certos casos como citei antes. Vou separar em uma segunda lista:
  • Tradutor - Se você objetiva alcançar o mundo, precisa se prevenir caso os tradutores convencionais dos navegadores falhem.
  • Botões de Compartilhamento - Servem para que você possa compartilhar seu blog ou conteúdo com pessoas em redes sociais e seus leitores também.
  • Dados - Estes servem mais para os administradores do blog acompanharem dados estatísticos acerca de seu blog e outros como número de seguidores nas redes, assinantes de feed RSS e mais.
Conclusão

Como já disse, estes não são gadgets objetivamente essenciais e nem minhas dicas são regra geral para blogueiros, mas creio que aqui estão a maioria dos gadgets que quase todos os blogueiros têm necessidade. Sejam do Blogger, ou personalizados são uma base de funcionalidade para muitos blogs.

Quais gadgets você costuma usar em seu blog atualmente? Ajudam você, sobram ou atrapalham?


Caso queira entrar em contato por algum motivo, acesse a página de contato através deste link:Contato.

Envie dúvidas, reclamações, sugestões, elogios e assuntos mais complexos relacionados ao artigo e em 24 horas estarei lhe respondendo prontamente.

0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.