quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Otimizando Imagens para seu Blog com o Photoshop

Sabia que as imagens em seu blog afetam no carregamento do mesmo? Pois é, e por esse motivo muitos visitantes nem esperam seu blog carregar completamente e somem antes que ele termine de abrir. A culpa não é somente das imagens; outros fatores também influem no carregamento, mas vou tratar das imagens em primeira instância.

Se quer ser um bom blogueiro, terá que aprender a se preocupar com a otimização de seu blog, pensando em seus leitores. Ou seu blog poderá ser um canto abandonado na web que ninguém irá pisar o pé tão cedo; e ainda que pise  notará que não dá para ficar muito tempo pelo peso no carregamento e a bagunça na administração.

Importância da Otimização de Imagens

Porque otimizar as imagens antes de aplicá-las em seu blog ou nas postagens? Já dei uma dica logo na introdução desta postagem, mas vou detalhar ainda mais para que você possa entender bem claramente a importância deste assunto.

Se suas imagens são inseridas em seu blog sem observar estes detalhes importantes, ficarão grandes, pesadas e até desalinhadas e mal posicionadas causando um impacto muito desagradável nos leitores e até irritação. Suas imagens precisam estarem leves e não muito grandes.

Assim o carregamento de seu blog será mais rápido e seus leitores permanecerão em seu blog para ler suas postagens e farão sempre visitas e mais visitas em seu blog.

Otimizando com o Photoshop CS4

Não importa aqui a plataforma que você trabalhe, pois o problema é o mesmo em todas. E as dicas que estarei passando aqui vale para qualquer blog.

Existem duas maneiras de se otimizar imagens para serem usadas em seu blog; com programas que possuem este recurso e serviços online. Vou ensinar alguns métodos que você poderá conhecer ao longo do tempo. Um deles é o Photoshop, um dos maiores editores de foto e imagens existentes no mundo. Não me lembro se as versões anteriores possuem este recurso, mas creio que qualquer versão a partir da 7.0 possuem.

Para otimizar suas imagens com o Photoshop, basta abrir a imagem no programa e após fazer os ajustes que deseje fazer, clique no menu "Arquivo" e em "Salvar para web e dispositivos" como mostrado na imagem abaixo:

Siga o exemplo na imagem acima do Photoshop CS4.
Clique para ampliar.
Só para que você possa ter uma noção de questão de tamanho, esta imagem acima passou de 168 KB para 31,5 KB quando otimizada. Agora estarei mostrando alguns dos recursos de otimização disponíveis no Photoshop nesta opção de salvamento. Acompanhe na imagem abaixo:

Esta é a tela das opções de otimização de imagens do Photoshop CS4.
Clique na imagem para ampliar.
Observe a sequência numérica na imagem e confira os recursos disponíveis para otimização:

  1. Visualização - Nesta área você pode ver a imagem atual (superior) e a imagem como ficará depois de otimizada (inferior). Aqui você acompanha os dados de alterações.
  2. Configurações de Peso - Aqui está o mais importante no sentido de carregamento. Você pode escolher os formatos GIF, JPEG, PNG-8, PNG-24 e WBMP. 
  3. Configurações de Cores - Você ainda pode escolher outras configurações de nitidez e quantidade de cores. Tudo isso diminui o peso de sua imagem; mas também deixa ela menos nítida.
  4. Configurações de Tamanho - Você pode diminuir o tamanho de sua imagem para ganhar no peso também; basta configurar os números.
  5. Comandos - Nestes botões você pode salvar a imagem otimizada, cancelar a otimização ou terminar o processo.
Sempre observe as informações no canto esquerdo da imagem otimizada que informam o formato usado para otimização, o peso atual da imagem e tempo de carregamento conforme a conexão. Você pode alterar as conexões para saber o quanto a imagem demora para carregar em cada tipo. Este recurso é muito bom para ajudar as pessoas que ainda trabalham com conexões mais lentas.

Realizei um teste com a imagem acima e ela possuía 1027 de largura por 737 de altura; 2,17 MB de peso e a 56,6 kbps ela demoraria 36 segundos para carregar. Com o Photoshop ela ficou com 327 de largura por 235 de altura; 28,3 KB de peso e a 56,6 kbps levando 6 segundos para carregamento. Sem perder muito a qualidade de visualização! Em uma conexão de 1MB ou mais fica uma maravilha de rápido.

Conclusão

Este é apenas um dos métodos usados para que você possa cuidar melhor de suas imagens para que elas não interfiram no bom andamento de seu blog. Mas estarei divulgando muitos outros métodos aqui no Processo Blogs.

Você conhecia este método de otimização para imagens? 

Caso queira entrar em contato por algum motivo, acesse a página de contato através deste link:Contato.


Envie dúvidas, reclamações, sugestões, elogios e assuntos mais complexos relacionados ao artigo e em 24 horas estarei lhe respondendo prontamente.

0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.