domingo, 27 de novembro de 2011

Dito popular: Nada se cria, tudo se copia?

"Na vida nada se cria, tudo se copia". Esta é uma frase bem conhecida de todos e difundida em diversas situações e lugares por muitas pessoas, inclusive os plagiadores de conteúdo. Mas será mesmo que esta frase apóia o plágio e dá apoio a quem copia conteúdo original?

Foi pensando nisso que resolvi pesquisar a finco e encontrar o verdadeiro sentido nesta frase e desbancar os plagiadores e animar os blogueiros de verdade a continuarem escrevendo seus artigos sempre originais e inspirados para seus leitores.

Tanto já ouvi esta frase citada nos lábios de pessoas comuns, como já vi plagiadores revoltados criticarem blogueiros em comentários em postagens. Veja se eles estão corretos quanto ao uso desta frase ou não.

Sentido real da frase

Eu trouxe uma boa e racional explicação de Scroduler, um usuário  do Yahoo Respostas que foi bem objetivo e trouxe a realidade contida na frase em questão. Vamos ver então?
 Este termo é muito usado no meio publicitário, talvez por isso seja uma frase popularmente conhecida. O significado original se deve ao fato que, em publicidade, as idéias devem ser claras e objetivas, portanto não se desenvolvem conceitos novos para que o publico em geral perca tempo na busca da compreensão. É mais fácil vender um produto falando de idéias já difundidas do que propor reflexão e raciocínio ao público em geral. Afinal, é bom lembrar que a maioria da população não tem estudos e muito menos conhecimentos suficientes para refletirem sobre temas, como por exemplo, filosofia e/ou arte. Temas estes que nos trazem constantes inovações e idéias criativas. Fonte: Curso Superior de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda 
Quer mais explicação ainda ou ficou bem claro onde esta frase deve ser aplicada e porque ela foi criada?

Ainda que alguém tentasse forçar o uso desta frase no ambiente dos blogs seria um desastre, já que entre blogueiros profissionais não existe a mania descarada de copiar artigos, mas sim o desenvolvimento de idéias através da busca de conhecimento sobre aquilo que se escreve. Aliás no mundo todo funciona assim; são poucas as fontes de criação, ou devo dizer zero, já que foi Deus quem criou originalmente todas as coisas?

Prova do que digo são os cavalos que sempre existiram desde o principio da criação, depois começaram a usá-lo para trabalho em lavouras, guerras e transporte. Muitos milênios se passaram e o que se vê hoje são carros com X cavalos, caminhões com X cavalos e equipamentos baseados na medida de força do animal.

Não criaram coisas diferentes em cima das existentes? Não houve uma base original? Pois é, isso não significa que seja cópia exata dos cavalos originais. A clonagem sim seria um bom exemplo de plágio contra a criação de Deus.

Para não ficar só em religião. Duzentos alunos estão fazendo uma faculdade sobre administração de empresas; será que depois que muitos deles se formarem e seguirem carreira, irão trabalhar da mesma maneira e pensarem do mesmo jeito? Não preciso responder preciso?

Conclusão

A defesa maior em favor dos blogueiros profissionais é nada mais, nada menos que sua inteligência pessoal que o faz (mesmo escrevendo sobre o mesmo tema que outros blogueiros) com que seus artigos sejam únicos e com uma pitada de experiência pessoal. Isso se chama criatividade, e a maioria dos seres humanos a possuem.

Criar sobre algo já conhecido não é copiar, mas sim desenvolver e mostrar outros pontos de vista a partir do que você mesmo aprendeu lidando com o tema. Copiar é pegar tudo isso e colar em outro lugar entendeu?

Concluo que "Na vida nem tudo se cria, mas pode ser aprimorado". Por favor não banalizem a frase, criei agora. E você caro leitor, cria ou copia? Você concordaria ou discordaria desta frase em estudo?

Caso queira entrar em contato por algum motivo, acesse a página de contato através deste link:Contato.

Envie dúvidas, reclamações, sugestões, elogios e assuntos mais complexos relacionados ao artigo e em 24 horas estarei lhe respondendo prontamente.

0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.