sábado, 26 de novembro de 2011

O que é plágio e porque evitar?

Copiar qualquer tipo de conteúdo sem dar os devidos créditos e reconhecimentos é crime por lei sabia? Já que estamos lidando com uma área que sempre está fazendo uso de material de referência, achei por bem já abordar este assunto o mais cedo possível.

Nós blogueiros sempre usamos imagens, textos, links e até vídeos em nossas postagens e muitas vezes cada item destes possuem um dono que pode ser tolerante ou não. Aí entra a necessidade e você conhecer bem sobre a lei e saber como agir em certas situações relacionadas ao plágio.

Estarei explicando detalhadamente o que é plágio, suas bases na lei brasileira e como você deve agir perante este assunto bem divulgado por muitos blogueiros.

Definição de Plágio
O plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No ato de plágio, o plagiador apropria-se indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma. (Fonte: Wikipedia)
Deu para entender que plágio é claramente tentar roubar aquilo que é de outro e atribuir a si os créditos e honra pela criação? O plágio realmente é ofensivo e pode gerar sérias consequências para os praticantes desse ato; além de prejudicar os criadores do que esta sendo copiado.

Para muitos isso é conversa fiada e "na internet nada se cria, tudo se copia"; mas será mesmo que este assunto é tão banal como pensa a maioria? Vou mostrar as bases judiciais contra o plágio e a punição que ele pode trazer aos que ignorarem.

No Brasil o plágio é considerado crime e sua principal referência é a lei 9.610. Para que não fique somente numa citação vazia e supostamente criada, leia você mesmo a lei:
Se levado ao extremo pelos autores das obras plagiadas, o sujeito pode até mesmo ser preso e puxar um bom tempo de cadeia além de ter que desembolsar muito dinheiro.

No caso de blogueiros, uma simples notificação ao pessoal do Blogger e o plagiador terá seu blog extinto da blogosfera e isso será constrangedor e humilhante.

Não seja um Criminoso!

Quando você copia conteúdo de outros blogs e sites, mostra que você não tem criatividade e ainda acaba tropeçando na lei estabelecida contra os plagiadores.

Se quiser usar algo de outros autores, entre em contato com os mesmos e peça permissão para poder usar sua obra fazendo referência a ele como criador. Isso sim é bonito e livrará você de problemas mais sérios com a Google e a Lei.

Quando você cria seu próprio conteúdo ou faz referência aos autores devidamente, faz bonito e mostra que é capaz e que tem respeito aos companheiros de criação.

Conclusão

Viram o que acabei de fazer nesta postagem? Poderia não ter citado de onde tirei a definição da palavra plágio e você achar que fui eu quem descobriu estas informações. Mas fiz o correto e citei a fonte de onde retirei estas informações que é a Wikipedia.

Plágio é um assunto bem extenso e complicado, mas nada que bons textos não resolvam. Ao longo deste processo de blogar e ser blogueiro estarei postando muito mais sobre o assunto. Não perca.

Você já copiou textos de outros sites ou blogs? Sabia sobre o plágio e suas consequências?

Caso queira entrar em contato por algum motivo, acesse a página de contato através deste link:Contato.

Envie dúvidas, reclamações, sugestões, elogios e assuntos mais complexos relacionados ao artigo e em 24 horas estarei lhe respondendo prontamente.

0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.