sábado, 5 de novembro de 2011

Google Buzz será desativado

Google Buzz da empresa Google terá seu fim inevitável no dia 14/10/2011, segundo o alerta que vi através do botão contido no compartilhador de arquivos da AddThis.

Estava preparando para postar sobre isso mais adiante sobre redes, mas a notícia bombou pela web e achei por bem divulgar aqui também. Infelizmente (para quem usava) o Google Buzz vai ser desativado e terá seu fim dentre os produtos Google. Mas para quem nem chegou a conhecer este produto não perceberá nada, a não ser que leia sobre o assunto.

História do Google Buzz

Talvez possa ser que não valha a pena tocar no assunto da história do Google Buzz, mas pertencendo a quem pertenceu (Google) e sendo utilizado ao menos por alguns usuários como eu; da minha parte relatarei uma homenagem recontando a história do Buzz aqui.

Descanse em paz Google Buzz
A Google com certeza não esclareceu as coisas segundo a visão do povo e nem se preocupou com muita divulgação sobre o Google Buzz. Isso deixou muitos usuários confusos e apáticos quanto ao novo produto "lançado".

O pior de tudo isso foi o fato de no mesmo tempo o Facebook e o Twitter estarem em ascensão na web e conquistando muitos usuários. Qual foi a intenção da Google afinal? Um novo produto ou tentar competir com estas redes sociais? O que o mundo pensou a respeito dessa atitude?

Para mim tenho que a Google intentou competir com os rivais (e ainda tenta), já que o Orkut foi povoado por brasileiros e abandonado por estrangeiros, o Google Buzz foi uma tentativa de recuperar o que foi perdido.

Mas, infelizmente o Google Buzz sucumbe e nasce o Google Plus ou G+ como queira.

Outros Serviços Desativados

Não é somente o Google Buzz que será desativado; outros serviços da Google também estão marcados para morrer na web. Veja a mensagem do blog do Google Buzz que capturei:

  • Code Search , que foi projetado para ajudar as pessoas na busca de código-fonte aberto em toda a web, será fechado juntamente com o Code Search API em 15 de janeiro de 2012.
  • Em poucas semanas vamos desligar Google Buzz e o API Buzz, e concentrar-se no Google +. Enquanto as pessoas obviamente não serão capazes de criar novos posts depois disso, eles serão capazes de ver o seu conteúdo já existente em seu perfil do Google , e fazer o download usando o Google Voyage.
  • Jaiku , um produto que adquirimos em 2007, que permite aos usuários enviar atualizações para os amigos, será encerrado em 15 de janeiro de 2012. Nós estaremos trabalhando para permitir aos utilizadores exportar seus dados de Jaiku.
  • Vários anos atrás, damos às pessoas a capacidade de interagir socialmente no iGoogle.Com o nosso novo foco em Google +, vamos remover características sociais do iGoogle em 15 de janeiro de 2012. As aplicações iGoogle em si, e não social, vai ficar como estão.
  • Programa de Pesquisa da universidade para Google Search , que permite o acesso ao API de nossos resultados de pesquisa para um pequeno número de pesquisadores acadêmicos aprovados, será encerrado em 15 de janeiro de 2012. (Tradução Livre)

É, vamos ver se o Google + irá funcionar bem, pois o brasileiros estão a toda na nova rede.

Conclusão

Você pode me perguntar, o que isso tem a ver com blog ou blogueiros? Para quem ainda não sabe as redes são muito usadas para compartilhamento de conteúdo e interação com outras pessoas, inclusive blogueiros. Estarei falando sobre elas aqui também e como criar uma conta e trabalhar com seu blog nelas.

O que você acha de tudo isso relacionado ao Google Buzz? Você usava bastante o Google Buzz?

Caso queira entrar em contato por algum motivo, acesse a página de contato através deste link: Contato.

Envie dúvidas, reclamações, sugestões, elogios e assuntos mais complexos relacionados ao artigo e em 24 horas estarei lhe respondendo prontamente.

0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.