quinta-feira, 9 de abril de 2015

Feeds – Como receber atualizações de sites/blogs?

As vêzes quando navegamos na internet a procura de algo, topamos sites/blogs com conteúdo legal e interessante de se parar e olhar, ler, baixar e até gera vontade de acompanhar suas novidades. Mas muitas vêzes por distração, inexperiência ou correria, não assinamos os feeds desse site/blog.

Neste post ensinaremos o passo-a-passo de como se inscrever nos Feeds de um site/blog e receber as constantes novidades em uma conta de RSS ou diretamente em seu email.

Feed / RSS

Com isso, todas as vezes que o autor publicar algo novo, você receberá em seu email ou leitor de feeds as atualizações que forma publicadas e não perderá de ler as mesmas sem nem mesmo precisar acessar o site ou blog.

É claro que nem sempre é assim e as vezes o autor poderá configurar sua conta para lhe enviar apenas um resumo do que foi publicado e se quiser ler ou ver o conteúdo todo, terá que acessar o artigo.

Se você não gosta de ler, já pare por aqui, porque este artigo é um tutorial ilustrado com passos de como se inscrever por Feed/RSS e também por email. O assunto vai ser um tanto extenso, mas vale a pena conferir.

Tipos de assinatura de conteúdo

Recebendo atualizações via Feed/RSS

Existe duas formas de se inscrever para receber atualizações de um site ou blog na web. Por Feed/RSS ou por email. Mostraremos os dois métodos em detalhes começando pela definição do que é um Feed/RSS.

Também chamado de Feed (alimentador de notícias). Padrão de serviço de verificação de atualização de sites Web-Internet. As alimentações RSS (Really Simple Syndication) são uma maneira de os publicadores de conteúdo tornarem notícias, blogs e outros conteúdos disponíveis para os assinantes…

Ícone de Feeds/ RSS
Ícone de representação do feed/RSS
Uma definição sempre cai bem para esclarecer as coisas. Agora você sabe que Feeds e RSS são praticamente a mesma coisa, ou seja, simplificando: É o meio pelo qual os assinantes podem ter acesso às notícias, informações, discussões e outras novidades publicadas no site/blog ou mesmo em fóruns, redes sociais e mais, sem precisar acessar o mesmo diretamente.

Você pode receber essas atualizações através dos Feeds se inscrevendo através deste ícone ao lado encontrado na maioria dos sites/blogs.

A seguir usaremos ilustrações para que você entenda alguns detalhes importantes e consiga se inscrever tranquilamente no site/blog de sua preferência. Sabendo qual é a bandeira ou ícone dos Feeds e RSS.  Faça os seguintes procedimentos:

1. Localize a imagem do Feed ou RSS -  Geralmente a imagem é padrão, mas alguns webmasters gostam de dar uma incrementada e dão um talento nessa imagem com vários arranjos e formas personalizadas. Mas o símbolo no centro da imagem nunca muda.

2. Configurando o Feed ou RSSClique sobre o ícone ou link referente ao Feed/RSS. Uma nova janela se abrirá, como esta:

Gerenciadores de Feed/RSS
Página contendo os sites gerenciadores de conteúdo de Feed/RSS. Escolha uma conta ativa.


3. Gerenciador de Feed/RSS - Escolha sua conta que irá administrar seus feeds e clique no ícone referente a ela: Google, Yahoo!, Newsgator, SUB BlogLines, Netvibes e outras no menu abaixo das mostradas e uma janela semelhante a esta se abrirá conforme o gerenciador que escolher.

Gerenciador da netvibes
Página do gerenciador netvibes mostrando artigos do blog Ricardo Arts
Como eu já estava inscrito no meu próprio feed/RSS na ocasião em que fiz o teste, usei o exemplo da netvibes. Em outras contas aparecerá diferente, mas sempre terá a opção “Inscrever-se” na página ou algo semelhante. Mas fique atento, porque se escolher algum gerenciador onde não tem conta; será necessário criar uma conta para depois se inscrever, como no caso exemplificado da netvibes onde não tenho uma conta.

3. Confirmando sua inscrição - Depois de realizar os procedimentos de criar sua conta ou fazer login (caso necessário); basta apenas confirmar sua inscrição e já receberá os artigos em sua conta escolhida.

4. Lendo artigos - Os artigos cairão todos na conta que você se inscreveu e poderá vez cada um deles como mostra a lista abaixo.

Artigos recebidos
No exemplo acima é mostrado os artigos do blog em minha conta de Feed/RSS
Recebendo atualizações via e-mail

Outra forma bem mais simplificada de se receber atualizações do site ou blog que gosta é através da inscrição por email que eu acho mais versátil e melhor para estar acompanhando; já que leio meus emails quase que diariamente.

Acompanhe agora como é fácil para se inscrever por email. Usarei o blog Ricardo Arts mais uma vez de referência para os passos que se seguem:

1. Localizando a caixa de inscrição - Elas também podem possuir diversas formas e personalizações, mas sempre terão frases como "Inscreva-se aqui", "Cadastre seu email", "Receba as atualizações" ou algo do tipo.

2. Cadastrando seu email - Você não precisa de conta; basta digitar seu email no campo exigido e clicar em “Inscrever-se”. Confira na imagem tirada do blog Ricardo Arts:

Local de inscrição por email
Antiga caixa de inscrição do blog Ricardo Arts
3. Confirmando a assinatura - Ao fazer isso uma janela pop-up se abrirá pedindo que você digite um código de confirmação só para prevenir spam em sua caixa de mensagens. Digite o código conforme é mostrado a você.

Solicitação de código contra SPAM

4. Cadastro confirmado - Depois de digitar o código e confirmar seu cadastro, uma janela popup aparecerá com uma mensagem de confirmação de sua assinatura.

Confirmação de solicitação


De agora em diante você receberá as atualizações do blog em seu email diariamente. E mesmo que os artigos venham apresentados somente um resumo, poderá clicar no link e acessar ele por completo online através do seu email.

Sugestão: Se você está gostando do nosso conteúdo e quer ter a comodidade de acompanhar as novidades no conforto de sua caixa de correio eletrônico, então já sabe o que fazer não é mesmo?

Pode se increver logo abaixo,usando a caixa de inscrição por email nesse mesmo artigo ou na estrutura do blog como bem quiser. Só não fique de fora de nossas atualizações que são sempre constantes.

Clique aqui para inscrição de Feed / RSS, ou por email, cadastrando seu endereço no campo abaixo:

Receba novidades em seu email!
Digite seu email aqui:


Criado por FeedBurner
Algumas informações podem terem sido repetidas em outros artigos; mas é sempre bom relembrar e memorizar informações. Comente algo sobre este recurso complementando o artigo; compartilhe com outras pessoas e assine as atualizações do blog e fique por dentro!

2 comentários:

  1. No chrome eu uso uma extensão muito boa chamada rss-feed-reader que simplifica tanto a leitura como para se inscrever em algum feed

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (o) Eu conheço essa extensão meu amigo e já até andei usando ela por aqui. Na verdade havia formatado meu computador e não reinstalei a mesma no Google.

      Você me lembrou e me inspirou a escrever um artigo sobre ela em algum dos meus blogs. Valeu mesmo!

      Excluir

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.