domingo, 18 de dezembro de 2011

Tipografia - Aplicando fontes corretas em seu blog

Até mesmo as fontes que você pretende usar em seu blog devem combinar com seu blog, mas ao mesmo tempo estarem dentro dos padrões da web para não irritar as vistas dos leitores. Pego pesado assim nos termos por ironia, pois ajudará você a entender mais claramente que realmente para se ser um blogueiro profissional é preciso ser cuidadoso em diversos pontos para não ficar com um blog parecendo um deserto sem nenhum visitante.

Estarei postando aqui um auxílio bem interessante sobre tipologia, que consiste numa breve análise das principais fontes usadas por profissionais em diversos ramos, inclusive escritores blogueiros que inevitavelmente usam fontes em seus trabalhos.

Tipologia

A TIPOLOGIA significa o estudo dos tipos, ou seja, o conjunto de caracteres tipográficos que são conhecidos como fontes. Elas admitem algumas variações tais como itálico, negrito, sublinhado, etc.

Hoje em dia, existem diversos tipos disponíveis de fontes. A maior parte dos tipos de fontes, podem ser classificados em 6 categorias, que são estas:





Iremos conhecer as similaridades entre os tipos, tornando-o mais consciente quando aos detalhes e aplicações das letras.


ESTILO ANTIGO

Os tipos criados no estilo antigo baseiam-se na escrita à mão dos escribas que trabalhavam com uma pena na mão. Os estilo antigos sempre têm serifa e as serifas das letras em caixa-baixa (minúsculas) sempre têm um ângulo. Por isso todos os traços curvos das letras passam de grossos para finos, o que chamamos tecnicamente de “transição grosso-fino”. Um tipo Estilo Antigo tem uma ênfase diagonal.




Algumas fontes:

- Times New Roman
- Garamond
- Goudy
- Palatino

Os estilo antigo é o melhor grupo de tipos para utilizar em grandes extensões de texto corrido. Caso esteja trabalhando com um texto muito longo e deseja que as pessoas o leiam, coloque-o no estilo antigo.

ESTILO MODERNO

Os tipos modernos têm serifas, mas estas são horizontais e não inclinadas e são muito mais finas. Semelhante a uma ponte de aço, a estrutura é forte com uma transição grosso-fino radical, ou contraste, nos traços. Não há evidências da inclinação, a ênfase é perfeitamente vertical. Os tipos modernos têm uma estética fria e elegante.

Os tipos modernos têm uma aparência forte, principalmente quando são muito grandes. Por suas fortes transições grosso-fino, a maioria dos tipos modernos não são uma boa opção de grandes extensões de texto corrido.


Algumas fontes:

- Bodoni
- Times Bold
- Fenice
- Walbaum


SERIFA GROSSA

As letras com serifa grossa têm pouca transição ou nenhuma transição grosso-fino. Às vezes, essa categoria de tipos é chamada de Clarendon, porque a fonte Clarendon é a síntese desse estilo. Muitos dos tipos com serifa grossa, com contraste grosso-fino suave têm um grau muito elevado de legibilidade, o que significa que podem ser facilmente utilizados em textos extensos. Porém esse tipos criam uma página mais escura do que aqueles em estilo antigo, pois seus traços são mais grossos e o peso de cada letra é relativamente igual. Tipos com serifa grossa costumam ser utilizados em livros infantis, poi sua estética é clara e direta.


Algumas fontes:

• Clarendon
• New Century Scoolbook

SEM SERIFA

Os tipos sem serifa são quase sempre de peso igual, o que significa que virtualmente – não há transição grosso-fino visível nos traços; as letras têm sempre a mesma espessura.


Algumas fontes:

- Arial
- Century Gothic
- Folio
- Tahoma

MANUSCRITO

A categoria de tipos manuscritos inclui todos os tipos que parecem ter sido escritos a mão, com uma caneta tinteiro, com um pincel ou, às vezes, com um lápis ou caneta profissional. Os tipos manuscritos devem sem utilizados pouco a pouco, ou seja, os tipos mais elaborados nunca deveriam ser colocados na forma de blocos de textos e nunca com todas as letras em caixa-alta (maiúsculas).


Algumas fontes:

- Linoscript
- Zapf Chancery
- Carpe Diem


DECORATIVO

Os tipos decorativos são fáceis de identificar. Eles são ótimos, engraçados, diferentes, fáceis de usar, costumam ser baratos e sempre existe uma fonte para cada capricho que você queira expressar. É lógico que por serem diferenciados, seu uso dever ser limitado.


Algumas fontes:

- Addled
- Extravaganza
- Fajita
- Scarlett
- Party

Conclusão

Não é meu objetivo aqui escravizar ninguém a usar somente as fontes apresentadas aqui, mas existem blogueiros que exageram na dose e usam excesso de fontes diferentes em seu blog ou usam fontes indevidas como fontes decorativas em um blog jornalistico por exemplo. Cada caso é um caso é claro.

São dicas que parecem ser inúteis ou dispensáveis, mas na verdade deixa seu blog e artigos pormenorizadamente profissional. Toda técnica válida é bem vinda para quem realmente quer ter um blog para ganhar dinheiro ou escrever com profissionalismo.

Você concorda comigo quanto a detalhes como este?

Caso queira entrar em contato por algum motivo, acesse a página de contato através deste link:Contato.

Envie dúvidas, reclamações, sugestões, elogios e assuntos mais complexos relacionados ao artigo e em 24 horas estarei lhe respondendo prontamente.

0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.