sexta-feira, 14 de junho de 2013

cPanel - O que é o cPanel e para que serve?

CPanel
Você talvez já tenha ouvido falar do cPanel. Você saberia o que é e para que serve? Quando passamos a lidar com hospedagem do nosso blog em serviços na web fora das plataformas gratuitas, passaremos a usar os recursos do cPanel para administrar e gerenciar nosso blog no envio de arquivos e outras funções bem interessantes e importante que numa plataforma gratuita não encontramos.

Neste artigo vamos falar sobre o cPanel e as ferramentas que geralmente estão disponíveis neste software que é usado por muitas empresas de hospedagem; por sua facilidade de configuração e ferramentas essenciais para os usuários.

Para quem já esta com seu blog em um serviço de hospedagem profissional e já lida bem com o painel, não será nenhuma novidade, mas para quem ainda não chegou lá e pretende profissionalizar ainda mais seu blog, será bom aprender um pouco sobre ele.

cPanel : O que é e suas ferramentas

O cPanel é um software de gestão de alojamento web, com interface web na porta TCP 2082, ou na porta TCP 2083 quando em modo seguro (portas padrão). Utilizado na internet.
Permite criar e-mails, contas de FTP (File Transfer Protocol), gerenciar arquivos, atribuir proteções de diretórios, adicionar tarefas cron, redirecionar e-mails, entre outras funções (lista completa: http://www.cpanel.net/docs/cpanel/).

O software ainda não funciona em Windows32 ou Windows64, mas já foi lançada 1ª versão alpha do mesmo. Inclui o modulo WHM (Web Host Manager) para manutenção de clientes, e a instalação de HTTP, SMTP, e outros serviços para alojamento web, que funciona na porta TCP 2086, ou na porta TCP 2087 quando em modo seguro (portas padrão).

Utilizando os temas RVSkin, é possível ter o cPanel em Português. Existem ainda diversos temas para o cpanel como o X, X2, X3, xpbr, ckin, entre outros, sendo alguns deles pagos e outros gratuitos. O software de administração web sempre lança novas edições. (Fonte: Wikipédia)

Complicado? Vou simplificar... Com o cPanel você gerencia seu blog online em um serviço de hospedagem até mesmo de seu computador! Sim, você envia arquivos dos mais diversos e tem acesso direto ao seu blog, podendo fazer quaisquer edições necessárias permitidas e suportadas pelo sistema de seu computador conectado à internet.

Algumas empresas de hospedagem geralmente já oferecem tudo no jeito e até mesmo fazem todo processo de transferência de seu blog para um serviço de host. Você só paga pelo plano que quer trabalhar e se livra das dores de cabeça.

Existem outras versões de painel de controle para gerenciar seu blog, mas um dos mais populares e mais conhecidos é o cPanel. Por isso escrevemos sobre ele aqui no Processo Blogs.

Realmente estes assuntos são complicados, mas vamos aprender juntos e calmamente que vamos precisar destes conhecimentos para abordar outros assuntos mais complexos e plataformas que exijam trabalhar com hospedagem como o Joomla e Wordpress.

Não perca os próximos artigos assinando as atualizações que sempre são constantes.

Sobre o Autor:
Ricardo F.S Ricardo F.S é administrador da empresa Ricardo Arts em Valparaíso e dos blogs Blog Ricardo Arts,Dinheiro sem Limite e Processo Blogs na internet. Possui curso completo de informática e internet e possui anos de conhecimento com blogs. Atualmente trabalha como letrista, desenhista e pintor; prestando serviços também na web com design. Para saber mais clique aqui.


0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.