domingo, 10 de fevereiro de 2013

Nicho específico ou nicho variado?

Nicho destacado
Primeiro cabe explicar o que seria um nicho. Nichos de mercado são segmentos ou públicos cujas necessidades particulares são pouco exploradas ou inexistentes. A estratégia de aproveitamento de nichos está justamente na identificação das bases de segmentação que, quando explorados, representam o diferencial ou vantagem competitiva à empresa. Ou em nosso caso blogs.

Resumindo é aquilo que você trata em seu blog, seja apenas escrevendo e trazendo informações ou seja com venda de produtos relacionados. Um bom exemplo disso é o caso do meu amigo Tiago do Celulares na Web que trata exclusivamente de celulares em seu blog com artigos, vídeos, cartões de memória à venda e mais.

Ele segue um nicho de mercado específico; isso pode trazer vantagens e desvantagens para seu blog em muitos aspectos como  fluxo de visitantes, lucros a partir de seu blog e expansão.

Um pouco sobre nichos

Como já citei, existem nichos de mercado que são tratados com exclusividade em alguns blogs e outros blogs preferem tratar de diversos nichos juntos. Ambos possuem vantagens e desvantagens.

Um blog com nicho específico atrairá as massas que gostam daquele conteúdo, serviço ou produto; é um público alvo certo. O único problema a ser superado é o da concorrência no mercado.

Infelizmente existem nichos sobrecarregados de blogueiros tratando do assunto e postando informações a cada dia. Isso fica muito difícil para lançar mais luz sobre o assunto e explorar muita coisa nova.

E falando em coisa nova, se você quer realmente fazer a diferença, precisa explorar algo inédito, novo, pouco tratado e publicado na internet. Mas se prepare para queimar os miolos estudando e lendo para aprender melhor aquilo que quer escrever.

O seu público será um público específico interessado naquele nicho que você estará abordando. Isso é bom que você saberá que seu público esta realmente interessado diretamente naquilo exposto no seu blog.

Nicho diversificado

Tem suas vantagens por agregar diversos leitores diferentes, ou mesmo clientes pela web e isso no fim formará um público considerável para seu blog.

Porém, será um público instável que nem sempre estará satisfeito com o conteúdo do blog por ser diversificado. Eu tenho um blog assim e nele trato de diversos assuntos como arte, blogs, ganhar dinheiro, downloads e outros; mas confesso que isso fica levemente confuso e realmente não agrega tantas pessoas quanto um nicho específico.

Mas como é meu blog mais velho e tem gerado bons resultados, não tirei do ar até hoje e tenho mantido sempre atualizado, mas confesso que gostaria que fosse diferente com esse blog. Mas infelizmente comecei ele sem muita experiência e acabei passando ele em várias mutações até virar um blog bem variado.

E como ele ganhou uma das edições do Top Blog entre os 100 mais votados, o que posso dizer?

Seu blog é de um nicho específico ou variado? Como julgaria o desempenho do mesmo em visitas e retornos monetários?


Sobre o Autor:
Ricardo F.S Ricardo F.S é administrador da empresa Ricardo Arts em Valparaíso e dos blogs Blog Ricardo Arts,Dinheiro sem Limite e Processo Blogs na internet. Possui curso completo de informática e internet e possui anos de conhecimento com blogs. Atualmente trabalha como letrista, desenhista e pintor; prestando serviços também na web com design. Para saber mais clique aqui.


0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.