quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Wordpress - A plataforma dupla de criação de blogs

Logo WordpressPara quem tanto procurou e não encontrou muita coisa aqui no Processo Blogs sobre a plataforma do Wordpress, chegou o momento de encher esse blog com artigos sobre essa plataforma que milhares de usuários usam pelo mundo.

Mas antes de começarmos pelas informações práticas, vou falar mais um pouco sobre essa plataforma que até causa certa confusão na cabeça de algumas pessoas por trabalhar com duas plataformas diferentes: Wordpress.com e Wordpress.org. Você saberia explicar qual a diferença entre as duas?

Resumidamente são diferentes na usabilidade e recursos entre ambas que as diferencia. Uma é mais simples e dispõe de menos recursos para usuários menos avançados. A outra já requere um pouco mais de experiência em sua instalação num host e é mais completa em recursos e aplicações que a deixa bem profissional.

Wordpress - Plataforma de Blogs 


Eu extrai esse texto abaixo dando uma explicação geral sobre a empresa em si, seu criador e outros detalhes gerais.
WordPress é um aplicativo de sistema de gerenciamento de conteúdo para web, escrito em PHP com banco de dados MySQL, voltado principalmente para a criação de blogs via web. Essa é uma das ferramentas mais famosas na criação de blogs disputando diretamente com o serviço do Google chamado Blogger. No entanto, o WordPress é adotado por aqueles que queiram um blog mais profissional e com maiores recursos diferenciais.

O WordPress foi criado a partir do já desaparecido b2/cafelog e é hoje, junto com o Movable Type, o mais popular na criação de weblogs. As causas do seu rápido crescimento são, entre outras, seu tipo de licença (de código aberto), sua facilidade de uso e suas características como gerenciador de conteúdos. Criado por Ryan Boren e Matthew Mullenweg, é distribuído sob a GNU General Public License sendo gratuito. 
O WordPress é utilizado também como plataforma de desenvolvimento de sites de comércio eletrônico, revistas, jornais, portfólio, gerenciador de projeto, diretório de eventos e outros conteúdos devido a sua capacidade de extensão através de plugins, temas e programação PHP.
 WordPress.org vs. WordPress.com

É comum a confusão entre o WordPress.org e o WordPress.com. Abaixo vou especificar como funciona o esquema em cada uma delas e suas diferenças.
  • WordPress.org
É o site comunitário do projeto do aplicativo WordPress, onde é possível fazer o download do aplicativo e contribuir com o projeto. Além de dispor o download, o portal também abriga o diretório de plugins e temas, a documentação chamada de Codex, lista de sites que utilizam o aplicativo WordPress, o Fórum de Suporte e o blog oficial.

Ou seja, no Wordpress.org você só poderá baixar o aplicativo; sendo obrigatório a instalação do mesmo em um serviço de hospedagem com um domínio personalizado se quiser usar o blog. Claro que isso vai custar algum dinheiro do seu bolso, mas ficará profissional.
  • WordPress.com
É um serviço de propriedade da Automattic que oferece hospedagem gratuita de blogs com software WordPress. Um usuário cria um endereço do tipo omeublog.wordpress.com, mas que inclui certas limitações como a de poder escolher apenas alguns temas, ou de incluir no rodapé o texto "Hospede seu blog com WordPress.com", e ainda de restringir a utilização de JavaScript, CSS e FTP.

Como pode observar nesse caso as opções são bem limitadas mesmo, servindo apenas para usuários que não estão afim de trabalhar com coisa grande e nem meter a mão no bolso.

Só para concluir, como ainda usamos o Blogger com projetos com domínio personalizado, estaremos abordando por agora a plataforma mais simples que é o Wordpress.com. Estaremos ensinando como criar seu blog do início ao fim em todas as etapas e também como publicar nessa plataforma.

Não vai perder essa sequência de publicações vai? Então assine nosso feed e acompanhe nossas atualizações pelo Facebook e via email. Chegou a vez do Wordpress ser desossado aqui no blog!


Sobre o Autor:
Ricardo F.S Ricardo F.S é administrador da empresa Ricardo Arts em Valparaíso e dos blogs Blog Ricardo Arts,Dinheiro sem Limite e Processo Blogs na internet. Possui curso completo de informática e internet e possui anos de conhecimento com blogs. Atualmente trabalha como letrista, desenhista e pintor; prestando serviços também na web com design. Para saber mais clique aqui.


0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.