sexta-feira, 29 de maio de 2015

Internet (parte 1) - Um mundo virtual

Você sabe o que é Internet? Web? WWW? Não?! Se respondeu “não”, está tudo bem; ninguém nasce sabendo, mas você pode aprender agora. Se respondeu “sim”, maravilha! Quem sabe você não precise conhecer mais profundamente.

Infelizmente não é possível ser um blogueiro sem conhecer ao menos um nível médio em informática... Quem quer ser blogueiro, ganhar dinheiro na internet e mesmo se comunicar no mundo virtual, precisa entender sobre o assunto, ou pode não só ter muitas dores de cabeça como também dar dor de cabeça para outras pessoas.



Na verdade muitas pessoas são motivadas a ter um contato com a Internet por meio de propaganda na TV, através de amigos e parentes e até por curiosidade excessiva. Mas a verdade é que a Internet está realmente se tornando um mundo virtual paralelo ao mundo real, onde muitas pessoas passam maior parte de seu tempo trabalhando, estudando, se divertindo e passando seu tempo.

Todo esse mundo de informações e entretenimento é chamado de Word Wide Web ou Rede de Alcance Mundial. Mais conhecida por Web, também de onde vem o famoso WWW.

Ressaltando que Internet e Web não são a mesma coisa. Vamos definir então:

Web: Está de dentro da Internet e se divide em vários segmentos. Web rádio, Web TV, enfim as páginas em si.

Internet: É o conjunto geral de todas as atividades da Web. Sites, Blogs etc.

Com certeza muitas coisas:

  • Navegar na Web
  • Conhecer empresas, governos, escolas, instituições … 
  • Ficar informado 
  • Pesquisar e fazer leitura 
  • Fazer downloads
  • Fazer compras
  • Bater papo e entrar em debates
  • Jogar
  • Assistir vídeos
  • Descontrair entre outras coisas
  • Navegar na Web 
Conhecer empresas, governos, escolas, instituições 

Neste tocante a Internet tem sido muito proveitosa tanto para comerciantes como para consumidores; professores e alunos e divulgação de serviços e campanhas de organizações. Você pode acompanhar o site do governo e resolver certos problemas em casa mesmo; acessar escolas e seu conteúdo, até mesmo estudar online! Pode também conhecer e participar de ONGs (Organizações não governamentais) e até ajudar instituições participando à distância. Hoje ficou mais fácil de se encontrar muita coisa sem sair de casa. Mas tome muito cuidado com o que você encontra e somente contrate serviços se souber que são confiáveis e acesse informações confiáveis que não irão lhe trazer complicações futuras. (Site do Governo)

Ficar informado

Certo dia uma empresa de jornal me ligou e queria me vender assinatura. Eu disse a ela que não precisava pois acompanhava notícias e me mantinha informado pela Internet. Realmente a Internet é um vasto campo de informações e contém notícias tanto atuais como da pré-história, estou mentindo? Pesquise você mesmo! Mas devemos tomar cuidado com informações duvidosas que encontramos por aí. Sempre pesquise até três fontes para conferir se a notícia é real ou apenas boato. (Último Segundo)

Pesquisar e fazer leitura

Podemos também adquirir mais conhecimento e até mesmo fazer trabalhos escolares através da Internet. Existem livrarias on line que disponibilazam livros que podem ser acessados gratuitamente, locados e até comprados via Internet. Outros meios de pesquisa e estudo são sites que disponibilizam matérias e estudos prontos para acesso gratuito. E também profissionais que criam sites ou blogs escrevendo sobre algo que dominam bem. (Livros On)

Fazer Downloads

Você também pode acessar sites/blogs que disponibizam softwares para download gratuito (Free) ou pago (Shareware) 30 dias de teste. Nessa parte você deve tomar muito cuidado com softwares maliciosos camuflados e enviados para estes sites de downloads; pois você pode ter uma surpresa ao instalar um vírus em seu micro achando ser um software legal e isso não será bom. Mas excetuando esse caso você tem muita coisa legal para baixar como: aplicativos, imagens, músicas, textos, hqs, vídeos e outros, como aqui em nosso blog. Mas lembre-se que em certos casos há restrição quanto ao uso de certos conteúdos como músicas, softwares licenciados e certas imagens, cujos autores exigem direitos autorais e até vivem do que produzem. (Baixaki)

Fazer compras

Fazer compras é um barato não é? Sacolas, caixas, cheirinho de coisa nova e tal…. Esta atividade tem crescido grandemente segundo pesquisas realizadas. Agora imagine você poder comprar ou contratar um serviço sem sair de casa? Num dia de chuva por exemplo. Existem sites e mais sites que disponibilizam este tipo de serviço e são de confiança com normas e regras que impedem qualquer tipo de fraude ou calote tanto no vendedor como no comprador.

É claro que o bem e o mal sempre vivem lado a lado por aqui e não dispenso o alerta quanto a vendedores de produtos fictícios que usam informações inexistentes e que por fim não enviam seu produto mas arrocham seu dinheiro ou de hackers e bankers que ficam a espreita para roubar informações e senhas dos úsuarios desses serviços. Mas não fique inseguro ao extremo e pesquise as informações sobre o site que deseja comprar e compre sossegadamente se constatar que o site é de confiança.

Há muito tempo que compro na Internet e nunca levei calote algum; claro que surpresinhas as vêzes são inevitáveis como o produto não ser aquilo que você esperava, ou passar um sustinho de demora na entrega; mas nada que me desanime de continuar comprando. (Mercado Livre)

Bater papo e entrar em debates

De uma certa forma você também pode interagir com outras pessoas na Internet através de páginas da Web que disponibilizam chat em tempo real e fóruns de discussão sobre assuntos. Também alguns sites de notícias e vídeos disponibilizam espaço para comentários de seus leitores para coletar opiniões. Certa feita passei duas semanas debatendo certo assunto com um indivíduo num site de vídeos e achei super demais! Pude tanto conhecer mais alguém, como testar meus conhecimentos.

Através da Internet também você se comunica por e-mail (correio eletrônico); MSN, Skype (programas de bate-papo); Newsgroup (grupo de notícias), onde você tira dúvidas sobre um assunto específico e outros meios. Estes porém devem ser tomadas precauções devidas com transterências de imagens, fofos e links maliciosos. Muitos desses serviços são gratuitos e você só precisa ter acesso a Internet e se preferir pode usar um software que “interceda” entre seu computador e sua conta no provedor do serviço de e-mail. No caso acima você precisará ter sua conta de e-mail com um endereço eletrônico para acessar suas mensagens em um provedor que disponibilize este serviço de armazenamento. (Chat Terra)

Jogos

Noossa! Essa parte nem se fala né? Existem pessoas que vivem a maior parte de sua juventude jogando! Fala um ex-viciado de games ainda da época dos arcades e nintendinhos. Os jogos online são muito diversificados e variam de gratuitos a pagos; e podem ser jogados com ou contra outras pessoas até do outro lado do mundo! Basta que você tenha uma conexão com a Internet. (Meus Jogos Online)

Assistir Vídeos

Existem alguns sites que trabalham com armazenamento de vídeos online onde você pode acessar gratuitamente e assistir a vontade. Você encontra uma variedade muito grande de videos como: Informações, dicas, tutoriais, cursos, notícias, diversão, desenhos e outros temas. Existem sites que também disponibilizam filmes online, mas muitos com resolução ruim ou tempo limitado para assistir. De qualquer forma você pode curtir um trailer bem mais longo do que o que passa na TV. (Mega Filmes HD)

Enfim, como você pode aprender a Internet é bem similar a mundo onde você caminha e caminha e sempre tem mais pela frente. Mas lembre-se dos perigos que ela pode oferecer e considere os prejuízos que ela traz: Perda de tempo, problemas com visão, prejuízo financeiro com vírus e outros e queda no rendimento intelectual de seus filhos, além de outros fatores. Mas se você souber usar é uma maravilha e ajuda muito no trabalho, estudo, procuras e outros.

Gostou desse primeiro artigo sobre internet? Comente o que achou dessas informações; compartilhe com outras pessoas e assine as atualizações do blog para receber os demais artigos que compõem esse curtos de graça! Um pouco de conhecimento técnico sobre o que usa todos os dias só agrega mais ao que sabe.




0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.