terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Hotlinks - Prática odiada por muitos na web

Hotlinks - Estou fora!
Hotlinks é o nome dado a prática de literalmente roubar imagens de outro servidor e colocar em seu blog. Isso não é legal e nem todo mundo libera suas imagens para tais práticas, por isso é bom tomar cuidado com isso.

Não são poucos os blogueiros desinformados que saem copiando não só conteúdo como imagens e colocando diretamente em seus artigos ou no blog e alguma forma.

É interessante ressaltar que se você usa uma referência de alguma forma para encaminhar os leitores para a fonte original do texto que usou como base de seu artigo, não tem muita complicação; mas quando você copia uma imagem e coloca ela diretamente em seu blog estará por assim dizer cometendo o plágio.

Evite usar imagens de outros hosts em seu blog. Procure usar imagens de sua criação ou que tenham acesso liberado para se usar como quiser. Pois isso pode até mesmo gerar consequências judiciais dependendo do caso e das pessoas envolvidas.

Por acaso não já citei aqui  um caso de plágio numa faculdade onde um professor usou imagens de outro e foi processado? Confira mais nos artigos sobre plágio abaixo:

Não estamos a escape de sermos roubados nesse sentido sendo blogueiros e possuindo um blog com coisas que podem ser copiadas; incluindo imagens.

Como Evitar Constrangimentos

Existem modos de se evitar tais constrangimentos com essa prática e o primeiro deles você já está conhecendo que é adquirir noção sobre este assunto. Mas existem alguns sites de imagens bons que podem disponibilizar imagens gratuitamente e que não geram problemas por serem usadas.

Eu particularmente salvo as imagens em meu computador primeiro e depois hospedo onde trabalho com meus blogs. Ou faço montagens com as fotos que encontro para ilustrar meus artigos.

Mas vou deixar a dica para você: Não use imagens de direitos autorais sem indicar a fonte. Se vai realmente usar as mesmas precisa dizer de onde tirou e quem é o autor.

Se bem que hoje em dia esta muito difícil de se fazer isso, já que a imagem já esta na segunda ou terceira rodada passando de mão em mão.

O mais recomendável mesmo é você usar sites que disponibilizem imagens gratuitas com direito de uso livre. Não perca os próximos artigos pois estarei publicando mais sobre esse assunto e indicando uma lista de sites que fornecem imagens gratuitas que não lhe oferecerão problemas.




Sobre o Autor:
Ricardo F.S Ricardo F.S é administrador da empresa Ricardo Arts em Valparaíso e dos blogs Blog Ricardo Arts,Dinheiro sem Limite e Processo Blogs na internet. Possui curso completo de informática e internet e possui anos de conhecimento com blogs. Atualmente trabalha como letrista, desenhista e pintor; prestando serviços também na web com design. Para saber mais clique aqui.


0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.