sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Blog ou site - Qual é melhor?

Blog / Site
Blog ou site, qual seria o ideal para seu projeto? Qual dos dois seria mais vantajoso de se administrar? Neste artigo vou falar um pouco sobre as diferenças entre ambos e de qual a plicação mais eficiente para cada caso.

Algumas pessoas não sabem discernir quais são as diferenças entre site e blog; para outras são tudo a mesma coisa. Principalmente quando um blog passa a ter um domínio personalizado, ai que as definições para se perder mesmo.

Mas realmente blog é uma coisa e site é outra bem diferente.

O que é um site?

Numa definição bem resumida e objetiva, segundo a Wikipédia, site seria:
Um website ou site ( sítio eletrônico (português brasileiro) ou sítio, sítio eletrónico/web/da internet (português europeu)) é um conjunto de páginas web, isto é, de hipertextos acessíveis geralmente pelo protocolo HTTP na Internet.
 Na linguagem comum a todos e com base nos conhecimentos gerais, é exatamente isso adicionando-se as informações de que um site não sofre atualizações consideráveis como em um blog que geralmente é constante, chegando a ser diário.

Em um site, geralmente são atualizadas informações de contato, fotos de demonstração de produtos ou serviços e informações que sejam mudadas pelo administrador ou pela empresa. Mas não há uma preocupação com constante atualização do mesmo. Seu conteúdo e fixo.

Os site são como um escritório ou loja online, onde as pessoas  poderão conhecer a empresa, visualizar serviços e/ou produtos e assim localizar o responsável com as informações disponíveis neste site.

O que é um blog?


Na verdade eu já até publiquei um artigo específico sobre o que é um blog, mas é sempre bom recapitular de vez em quando para se manter o conhecimento em dia e atualizado. Confira o que a Wikipédia nos diz sobre o que é um blog:
Um blog (português brasileiro) ou blogue (português europeu) (contração do termo inglês Web log, diário da Web) é um site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou posts. Estes são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, tendo como foco a temática proposta do blog, podendo ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a política do blog. 
Muitos blogs fornecem comentários ou notícias sobre um assunto em particular; outros funcionam mais como diários online. Um blog típico combina texto, imagens e links para outros blogs, páginas da Web e mídias relacionadas a seu tema. A capacidade de leitores deixarem comentários de forma a interagir com o autor e outros leitores é uma parte importante de muitos blogs.
 Especificamente um blogueiro busca manter seu blog atualizado com conteúdo que pode ser ampliado quase que infinitamente! Um blog não é limitado como é um site, mas permite que você publique artigos e outros formatos tranquilamente.

Agora você sabe o que é um site e o que é um blog. Ambos também podem ser hospedados e usarem domínio personalizado. Eu particularmente prefiro um blog para expressar melhor idéias e publicar certos temas. O site é para empresas para demonstração de produtos e serviços.




Sobre o Autor:
Ricardo F.S Ricardo F.S é administrador da empresa Ricardo Arts em Valparaíso e dos blogs Blog Ricardo Arts,Dinheiro sem Limite e Processo Blogs na internet. Possui curso completo de informática e internet e possui anos de conhecimento com blogs. Atualmente trabalha como letrista, desenhista e pintor; prestando serviços também na web com design. Para saber mais clique aqui.



0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.