sexta-feira, 30 de março de 2012

Blogger - Como realizar backup de seu blog

Uma das coisas mais importantes quando o assunto é edição de HTML de um blog é a realização de cópia de segurança de seu blog, ou do template.

Muitos blogueiros já se deram mal por se esquecer ou ignorar este passo na hora de realizar mudanças em seu blog. Eu mesmo já dei uma mancada dessas e se não tivesse uma cópia desatualizada do blog, teria perdido meu blog com todos os recursos nele instalados.

Por esse motivo vou escrever sobre este assunto e ensinar você a realizar um backup de seu blog para evitar estes tipos de problemas que são de nível gravíssimo.


Criando seu Backup

Como eu já disse, o backup é essencial em todos os lugares e setores da vida onde se lide com tecnologia virtual e que corra riscos de se perder dados e configurações.

Neste artigo vou ensinar você a sempre fazer backup de seu blog antes de realizar alterações consideráveis em seu template envolvendo HTML ou CSS. Basta seguir os passos abaixo:

1. Acesse o Blogger > Faça login em sua conta > Selecione um blog qualquer.

2. No menu de opções do lado esquerdo clique em "Modelo" como mostrado na imagem abaixo:

Imagem do menu do Blogger

 3. Na página que se abrir, localize o botão de realização de backup encontrado canto superior direito da página como mostrado na figura abaixo:

Imagem do botão de backup

4. Clique no botão e uma janela pop-up se abrirá com as opções de realização de backup do modelo e também de upload do mesmo ou de outro. Confira na imagem abaixo:

Imagem da Janela de Download e Upload de Templates
Clique na imagem para ampliar.
5. Ao clicar no botão laranja o template será baixado imediatamente para seu computador com a extensão .tmp. Exemplo: 12546685121.tmp.

Para restaurar o template caso algo dê errado, basta simplesmente refazer todos os procedimentos a partir do passo 3 e selecionar o template em seu computador no botão "Escolher Arquivo" na janela pop-up.

Feito o backup de seu blog poderá ficar mais tranquilo e seguro para realizar as alterações em seu template. Mas nunca se esqueça de fazer este procedimento antes de qualquer ação desse tipo.

Chegou na hora ou você já passou por algum aperto como este com seu blog?

Caso queira entrar em contato por algum motivo, acesse a página de contato através deste link: Contato.

Envie dúvidas, reclamações, sugestões, elogios e assuntos mais complexos relacionados ao artigo e em 24 horas estarei lhe respondendo prontamente.

0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.