terça-feira, 27 de março de 2012

Blogger - Configurar os Erros e Redirecionamentos

Quem nunca acessou uma página, arquivo ou mesmo blog ou site e já se deparou com uma mensagem de erro tosca ou personalizada dizendo que aquela página não pode ser encontrada; ou em inglês "Page not found!".

Muitas vezes procuramos desesperadamente por algo na internet e acabamos por encontrar estas mensagens e ficamos frustrados e o trabalho de pesquisa acaba aumentando mais ainda.

Agora no Blogger é possível tanto se configurar a frase de página não encontrada, quanto se criar um redirecionamento para outra página sem problemas ou dificuldade.

Se você é blogueiro e trabalha com a plataforma do Blogger, com certeza irá gostar destas novidades que trabalham em uma sessão conjunta no painel do Blogger.


Mensagem de Erro

É bom que as pessoas que acessam a internet saibam o que acontece quando navegam por aí. Quem é dono de blog e publica artigos preocupado com os leitores deve se preocupar com os mínimos detalhes como anunciar a seus leitores e visitantes o que aconteceu com seu conteúdo, ou o próprio blog.

A mensagem de erro é útil para que os leitores saibam que houve apenas um erro temporário, exclusão da página ou blog, redirecionamento para um domínio próprio ou outras situações. Veja como criar sua própria frase de erro:

1. Acesse o Blogger > Faça login > Selecione o blog que irá configurar. Agora observe na imagem abaixo onde você deverá ir para ajustar sua frase de erro:

Clique na imagem para ampliar.

Para facilitar para todos, acesse "Configurações" > "Preferências de Pesquisa" > "Erros e Redirecionamentos" e clique em "Editar" para criar sua frase de erro.

2. No campo em branco digite conforme o exemplo mostrado abaixo do mesmo. Pode ser algo como: "Erro! Página deletada!", "Desculpe, esta página foi removida!" ou outras conforme seu caso. Você pode também criar uma página de erro personalizada usando HTML com imagem.

3. Clique em "Salvar Alterações" para salvar sua frase de erro.


Redirecionamentos

Os redirecionamentos foi um ótimo recurso criado pela equipe do Blogger para blogueiros que usam esta plataforma. Este recurso há muito que era necessário em muitos casos.

Vivemos reformulando postagens, excluindo páginas, mudando endereço e adquirindo domínio próprio e isso causa um grande transtorno aos visitantes e leitores que ficam perdidos por não encontrar o que acessaram nos resultados das buscas.

Estes redirecionamentos servem para contornar esta situação e evitar que percamos visitas. Quando alguém acessar um link inválido, o recurso de redirecionamento o ligará imediatamente ao novo link informado lá.

Veja melhor como funciona na prática:

1. Ainda no Blogger > Escolhe o blog a ser aplicado os redirecionamentos > Acesse no menu as "Configurações" > "Preferências de Pesquisa". Agora observe onde deverá ir na imagem abaixo:

Clique para ampliar a imagem.

2. Agora clique em "Editar" para criar os redirecionamentos. Após clicar você terá dois campos onde deverá informar o link antigo e o novo, para onde o visitante deverá ser levado. Veja na imagem abaixo:

Clique para ampliar imagem.
3. Note que a URL principal de seu blog já esta pré-configurada em ambos os campos. Você deverá apenas inserir o restante do link a partir da URL principal. Veja os exemplos abaixo:
  • De: http://processoblogs.blogspot.com.br/2012/03/blogger-como-configurar-metatags-no.html
  • Para: http://processoblogs.blogspot.com.br/2011/11/4500-templates-profissionais-para.html 
As partes dos links em azul, é a parte que você deverá colar nos campos. Mas preste atenção que as barras "/" devem ser inseridas também.

4. Clique em "Salvar Alterações" para concluir o redirecionamento. Você pode criar vários redirecionamentos nesta área do painel.

Depois de tudo configurado corretamente, os visitantes serão encaminhados para o novo endereço que você informou nos redirecionamentos em seu blog. Se houver algum blog, página ou arquivo que não possua redirecionamento, as configurações de erro entrarão em ação e a mensagem que você deixou será exibida para o visitante.

Creio que estes novos recursos no Blogger deixarão a plataforma bem mais interessante e versátil e você?

Caso queira entrar em contato por algum motivo, acesse a página de contato através deste link: Contato.

Envie dúvidas, reclamações, sugestões, elogios e assuntos mais complexos relacionados ao artigo e em 24 horas estarei lhe respondendo prontamente.

4 comentários:

  1. Vlw manolo.. agora so falta configurar metastags ;]

    ResponderExcluir
  2. De nada meu amigo, feliz em ter ajudado. Se precisar estamos as ordens.

    ResponderExcluir
  3. E no caso de eu ter mudado a url principal da página?
    Minha pagina era icguedes.blogspot.com - agora é portaldaeducacaoreflexiva.blogspot.com como eu posso fazer esse redirecionamento?
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá caro Ivan Guedes! No seu caso, infelizmente terá que aguardar apenas que a Google atualize todos os seus artigos ligando-os à nova URL principal. Você terá que indexar a nova URL e só aguardar.

      Pela Google pode demorar uns 10 dias para que os artigos sejam atualizados; por isso não se espante se ainda ver a antiga URL nos resultados de pesquisa, pois demora mesmo para indexar. Mas poderá fazer isso manualmente em outros sites disponíveis e meios onde divulga seu blog.

      Espero ter ajudado e obrigado pela participação.

      Excluir

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.