segunda-feira, 26 de março de 2012

O que são metatags e para que servem?

Algumas pessoas quando adentram na blogosfera ficam um tanto perdidos ao se deparar com certas palavras estranhas ao seu entendimento. Isso comum quando estamos familiarizados a um âmbito onde são usadas muitas palavras relacionadas ao campo que estamos ou mesmo atuamos.

Quanto a blogs não é diferente, e nesta matéria também são usadas muitas palavras comuns e peculiares. As comuns são aquelas palavras que podem também serem encontradas em outros ambientes como internet, informática, TI e até automação.

Neste artigo quero falar um pouco sobre a palavra "metatags"; o que significa e para que servem as mesmas.
Se você quer ser um blogueiro, terá que aprender a linguagem de blogueiros.

Sei, pode ser muito básico para muitos blogueiros de conhecimento médio e avançado, mas para quem vem chegando será de muito valor estas explicações básicas.


Metatags 

As metatags são simplesmente palavras que você usará para definir sobre o que seu blog escreve e que conteúdo ele disponibiliza para quem realiza buscas nos motores como Google, Yahoo, Bing e outros.

Estas palavras geralmente são breves descrições sobre seu blog e do conteúdo como: ganhar dinheiro, gerar renda, fazer dinheiro, dinheiro na internet e outros. Claro que cada caso é um caso; aqui citei de um blog sobre ganhar dinheiro na internet.

Se você não coloca metatags em seu blog, fica mais difícil dos usuários encontrarem seu blog e seu conteúdo. Geralmente as plataformas de blogs já possuem configurações básicas destas metatags, mas o melhor mesmo é você configurar com suas próprias palavras. Assim você define melhor e objetivamente o que seu blog tem a oferecer aos usuários.

As metatags podem ser configuradas diretamente no HTML de seu template ou dependendo da plataforma nos próprios recursos da mesma. Vejas as metatags encontradas em um blog:
  • Keywords - Palavras-chave que definem melhor o conteúdo de seu blog. Sempre deve-se colocar aqui apenas o que realmente seu blog contenha. Ex.: "blog, blogs, templates, html, css, etc."
  • Description - É onde a descrição de seu blog deverá ser inserida. Procure usar um resumo bem definido sobre seu blog. Ex.: "Blog sobre downloads grátis de softwares livres."
Basicamente são estas as principais e mais importantes metatags existentes em seu blog. E servem principalmente para auxiliar seu blog a ser encontrado pelos internautas nas buscas.

Veja uma imagem destas metatags encontradas no html deste blog quando tirei a foto:

Metatags
Clique na imagem para ampliar.

Se você configurar corretamente estas metatags terá um pouco mais de sucesso em aparecer nos motores de busca na web, caso contrário irá cair nos resultados.



Quer aprender sobre alguma palavra estranha que não sabe o significado ainda? Basta se manifestar e estarei publicando um post para explicar o significado e para que serve. Desde que sejam palavras relacionadas a blogs e blogueiros ok?

Caso queira entrar em contato por algum motivo, acesse a página de contato através deste link: Contato.

Envie dúvidas, reclamações, sugestões, elogios e assuntos mais complexos relacionados ao artigo e em 24 horas estarei lhe respondendo prontamente.

0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.