sábado, 3 de março de 2012

Tumblr - Como criar um microblog com três passos

O Tumblr é mais uma plataforma que vem crescendo e ganhando muitos fãs entre blogueiros em todo o mundo. Esta plataforma merece ser abordada aqui no Processo Blogs e todos os seus recursos.

Já publiquei aqui informações técnicas e histórica do Tumblr e como vincular outros blogs ao Tumblr e republicar seus artigos nesta plataforma. Agora estarei ensinando como criar um microblog nesta plataforma que possui muitos recursos legais para serem explorados aqui no Processo Blogs.

Para quem usa já deve saber o poder do Tumblr; mas para quem ainda não conhece, poderá optar por mais um lugar onde poderá criar seu blog e postar seus artigos.



Criando um microblog no Tumblr

Como já expliquei e você poderá estar conferindo nos artigos relacionados no final deste post; o Tumblr é uma plataforma de criação de microblogs e não propriamente de blogs. Ele é uma mistura de blog com rede social no estilo Twitter.

Mas vamos ao que interessa: Criar seu microblog. Siga os passos abaixo e logo estará com seu blog pronto para receber seus artigos e ser visto por muitos usuários do Tumblr e outras pessoas na internet.

1. Primeiro clique aqui para acessar o site do Tumblr. Abaixo você confere a página inicial do site.

Esta é a página inicial do Tumblr. Clique para ampliar e ter uma visão melhor.
2. Como mostrado na imagem acima, basta inserir um email válido, senha e URL que usará em seu blog. Por exemplo: meublog.tumblr.com. Depois clique no botão indicado pela seta (Start Posting = Iniciar Postando).


Na tela que se abrir digite os caracteres que aparecerem na caixa e clique em "I´m Human", ou "Eu sou humano", para evitar fraudes mecânicas. Veja a tela abaixo:

Esta é a janela de confirmação de seu cadastro.
3. Pronto! Na próxima tela, basta entrar com sua senha somente e clicar em "Begin Writing", ou "Comece escrevendo". Digite mais uma vez outro código de verificação e seu blog estará prontinho para ser personalizado! Dê uma olhada no blog recém criado como fica:

Blog recém criado na plataforma Tumblr. Clique para ver mais detalhes.

Facil criar um blog no Tumblr não é mesmo? Mas não pára por aqui não estarei ensinando ainda todos os recursos desta plataforma e ainda como personalizar seu blog Tumblr.

Ah, outro detalhe. Se acostumem com o fato de eu chamar o Tumblr de plataforma de blogs, pois é difícil decorar que é uma plataforma de microblogs. Como dizem muitos brasileiros por aí: "Para quem sabe ler um pingo é letra !". Vocês saberão que estou me referindo aos microblogs...



Conclusão

Já assinou o Feed RSS ou se inscreveu por email para poder receber sempre as atualizações do Processo Blogs? Se não o fez ainda trate de fazer, pois estarei abordando tudo quanto seja possível e dentro de meu alcance aqui no blog.

Você prefere qual plataforma para trabalhar com blogs? Estarei abordando todas possíveis aqui no Processo Blogs.

Caso queira entrar em contato por algum motivo, acesse a página de contato através deste link: Contato.

Envie dúvidas, reclamações, sugestões, elogios e assuntos mais complexos relacionados ao artigo e em 24 horas estarei lhe respondendo prontamente.

0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.