quinta-feira, 29 de março de 2012

Blogger - 4 Recursos novos no painel de postagem

O Blogger agora inseriu mais bons recursos em seu painel de postagem. Estas atualizações vieram juntamente com as do recurso de preferências de pesquisa e eu achei particularmente boas as novidades.

Foram quatro novidades distintas em locais diferentes do painel. Vou falar resumidamente das mesmas e depois ensinando em posts separados como utilizar cada uma delas e para que cada uma delas foram criadas.

Se você é usuário do Blogger poderá contar com muitas novidades pela frente nesta plataforma. Fique de olho aqui no Processo Blogs, pois estarei divulgando todas que surgirem no canal de atualizações do Blogger.


Novos Recursos do Painel

Foram quatro novidades implantadas no setor de composição e edição de postagem do Blogger, que são: Estilos prontos de cabeçalhos; recursos para imagens usadas no post e recurso de auxílio de indexação. Veja cada uma delas abaixo:

1. Formato dos Títulos - Foram implementados novos modelos de títulos prontos para serem usados no texto da postagem. Antes já havia a ferramenta de tamanhos de texto, agora você conta com títulos prontos e padronizados. Veja onde fica o recurso e as opções de títulos:

Ilustração do Recurso de Títulos
Note que o recurso fica do lado do tamanho de texto.

São 4 opções: Heading (Título); Subheading (Sub-título); Minor Heading (Título Pequeno) e Normal.

2. Propriedades de Imagem - Este recurso foi implantado para facilitar a inserção de informações na imagem; como título da imagem e texto alternativo; em caso da imagem não aparecer. Veja o recurso aberto na imagem:

Imagem Propriedades de Imagem
Você deve preencher os campos de título e texto alternativo.

Estes atributos servem para mostrar um título na imagem quando o mouse for posicionado sobre a mesma e em caso de não carregamento da imagem, entra o texto alternativo informando o que está ali no local da imagem.

Para abrir estas opções, basta apenas clicar na imagem e depois no link "Properties" ou "Propriedades".

3. Atributo "nofollow" para Links - Este recurso é mais voltado para ajudar na indexação dos robôs e não é tão complicado como configurar os robots.txt. Simplesmente você o usará para definir se o robô de pesquisa deve ou não indexar o link criado ou inserido em sua postagem. Veja na imagem abaixo o recurso:

A área marcada é onde foi implantado o novo recurso.

Eu deixei marcado a opção para mostrar qual é. Se você marcar qualquer link, o mesmo não será captado pelo motor de busca e será ignorado. Este recurso se encontra no menu flutuante quando você clica em links e imagens. Basta clicar no link e depois em "Edit Link".

Obs.: Use este recurso com moderação e se souber o que está fazendo, ou poderá atrapalhar a indexação de seu blog também.

4. Descrição da Pesquisa - A descrição da pesquisa serve para auxiliar na indexação de seu post quando for compatível com os termos pesquisados nos motores de busca. A descrição servirá como auxílio para identificação do conteúdo do post. Veja o mesmo em ação no menu lateral direito:

Recurso aberto no menu lateral.

Basta inserir uma descrição resumida sobre seu post e clicar em "Concluído".


Creio que o Blogger ainda virá com muitas surpresas pela frente que os usuários irão se surpreender. Se você é usuário desta plataforma e sente falta de algum recurso, pode crer que a equipe cedo ou tarde acabará implantando o mesmo.

O que você pressente nestas novidades constantes no Blogger?

Caso queira entrar em contato por algum motivo, acesse a página de contato através deste link: Contato.

Envie dúvidas, reclamações, sugestões, elogios e assuntos mais complexos relacionados ao artigo e em 24 horas estarei lhe respondendo prontamente.

0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.