quinta-feira, 8 de março de 2012

Tumblr - Escolher e editar templates para seu blog

O Tumblr como qualquer outra plataforma de blogs não fica atrás em ter recursos para personalização de blogs e como já mostrei aqui você pode personalizar cor do plano de fundo, fontes de título e artigos e outros detalhes.

Mas como é essencial a customização de templates em qualquer plataforma de blogs, o Tumblr também possui seus tamas prontos para serem aplicados e melhor ainda do que isso, disponibiliza templates premium para quem queira realmente atuar profissionalmente com seu blog na web.

Nesta postagem vou mostrar como acessar a galeria de temas do Tumblr e como editar as informações de seu novo template escolhido.


Escolhendo um tema pronto

Para escolher um tema pronto para seu blog Tumblr não é complicado; o complicado é escolher logo de cara, já que existem diversos temas bem feitos e que impressionam à primeira vista. Veja como fazer para escolher seu tema pronto:

1. Acesse o Tumblr, faça login em seu painel normalmente e depois clique no link "Customize Theme" no canto direito de seu painel. Veja a imagem abaixo:


2. Depois você será redirecionado à pagina de customização de seu blog. Observe na imagem abaixo o caminho que você deverá tomar para escolher seu tema pronto na galeria do Tumblr.

Clique no botão "Themes" à sua esquerda, no topo do menu.

3. Após clicar no botão você verá diversos temas disponíveis para você escolher. Mas preste atenção que alguns temas são pagos e possuem um selo informando o preço dos mesmos que vão de $9 a $49 e possuem botões de compartilhamento para redes sociais e outros recursos mais.

Para facilitar sua procura, observe o recurso mostrado abaixo que facilita encontrar o tipo de template que você precisa.


Ao clicar no menu suspenso acima dos temas exibidos na lateral esquerda, você tem diversos critérios de busca que são:
  • All Themes - Todos os temas serão exibidos.
  • Premium Themes - Apenas temas pagos serão exibidos.
  • Free Themes - Temas grátis serão exibidos.
  • Single Column - Templates com apenas uma coluna serão exibidos.
  • Two Column - Templates com duas colunas serão exibidos.
  • Three Column - Templates com três colunas serão exibidos.
  • Grid - Templates em formato de grade serão exibidos.
  • Textual - Templates com prioridade no texto serão exibidos.
  • Minimalistic - Templates com detalhes mínimos serão exibidos.
  • Vintage - Mostra modelos mais detalhados com desenhos.
  • Super Customizable - Somente templates super personalizados serão mostrados.
  • Hi-res - Apenas templates de alta resolução serão mostrados.
4. Já escolheu seu template? Então chegou o momento de customizar algumas informações necessárias em seu tema. Mas primeiro clique no botão azul escrito "Use" para confirmar o tema escolhido.

Infelizmente cada tema tem suas configurações em específico. Por isso não poderei ensinar esta etapa, mas vou passar algumas coordenadas básicas que valerão para qualquer tema. Observe o template que eu escolhi como exemplo e como ele pode ser editado:

As personalizações se estendem mais para baixo.

Neste modelo de template é possível mudar cores de áreas específicas, colocar um logo personalizado, escolher o que mostrar ou não no template. adicionar serviços de redes sociais e mais. Cada template é um caso; configure conforme o que você escolheu.

5. Depois de ter escolhido seu template e ter dado um visual ao seu template, não esqueça de salvar suas alterações.

Você acabou de aprender como escolher seu template e ainda como personalizá-lo. Mas não para por aqui, ainda tem muito mais pela frente aqui no Processo Blogs.



Conclusão

Deixar seu blog com a sua cara ou ao menos combinando com seu tema é muito importante e é contado como atitude de profissionalismo. Por isso, capriche no visual e não fuja muito de seu tema, mas realce-o.

Não perca mais novidades sobre esta plataforma profissional de blogs que tem muito mais a ser explorado; e quero que você explore comigo. Qual a sua opinião sobre o painel de personalização do Tumblr?


Caso queira entrar em contato por algum motivo, acesse a página de contato através deste link:Contato.

Envie dúvidas, reclamações, sugestões, elogios e assuntos mais complexos relacionados ao artigo e em 24 horas estarei lhe respondendo prontamente.

0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.