sexta-feira, 2 de março de 2012

Tumblr - A plataforma de micro-blogs

Alguém conhece a história da plataforma Tumblr? Ela é uma plataforma de blogs ou micro-blogs?

Se é para aprender o processo de criação de blogs e como se tornar um blogueiro de verdade independente de qual plataforma use, então é necessário aprender tudo que for preciso nesta área para ser realmente um blogueiro de peso.

Como já citei o nome Tumblr por aqui em outros artigos, achei por bem em encaixar uns escritos voltados para esta plataforma de criação de micro-blogs (na verdade). Vou dedicar esta postagem unicamente em apresentar o Tumblr em detalhes para você.



História e Informações sobre o Tumblr

O Tumblr é um serviço gratuito de criação de micro-blogs e não de blogs. Seu país de origem é os EUA e esta disponível em 7 idiomas que são o inglês, alemão, francês, italiano, japonês, turco e espanhol.

Esta plataforma foi criada em 2007 por David Karp e vem crescendo muito entre os blogueiros do mundo todo.

Tumblr é uma plataforma de blogging que permite aos usuários publicarem textos, imagens, vídeo, links, citações, áudio e "diálogos", a maioria dos posts feitos no Tumblr são textos curtos, mas a plataforma não chega a ser um sistema de microblog, estando em uma categoria intermediária entre o Wordpress ou Blogger e o Twitter. Os usuários são capazes de "seguir" outros usuários e ver seus posts em seu painel (dashboard).

Também é possível "gostar" (favoritar) ou "reblogar" (semelhante ao RT do Twitter) outros blogs. O sistema de personalização enfatiza a facilidade de uso e permite que os usuários usem tags especiais do sistema para criar seus themes.



O Tumblr (lê-se tâmbler) foi fundado em 2007 por David Karp juntamente e Marco Arment, como líder de desenvolvimento. 75.000 blogueiros que utilizavam outros sistemas logo mudaram para a plataforma, e desde então o serviço recebeu mais de 3 milhões de usuários.

Em 2009, adquiriu o aplicativo "Tumblerette" para iPhone, criado por Jeff Rock e Garrett Ross. Em 17 de março de 2010, foi anunciado que o site estaria acessível a partir de então em smarthphones BlackBerry através de um aplicativo criado por Mobelux. Em 17 de abril de 2010, o aplicativo foi disponibilizado no BlackBerry App World. E atualmente já existe disponível também o aplicativo para aparelhos com Android.

Em 18 de maio de 2011, o Tumblr contabilizava mais de 4.2 publicações e aproximadamente 19 milhões de blogs.
No começo de junho de 2011 o visual da Dashboard ganhou várias novas funcionalidades e um novo design, como responder mensagens de modo particular (a resposta pode ser vista apenas pelo usuário que perguntou dentro de sua "Inbox") e alguns painéis de configurações foram mudados de lugar para que se tornasse mais fácil e prático.

No dia 09 de setembro de 2011, o site alcançou a marca de 10 bilhões de posts exclusivos (sem contar reblogs), e a marca foi comemorada com uma chuva de confetes na Dashboard dos usuários que estavam conectados no momento.

Fonte: Wikipédia




Conclusão

Como o Tumblr está sendo usado por muitos blogueiros também e promete maior crescimento, estarei também publicando muitos posts sobre esta plataforma aqui no Processo Blogs para quem usa e queira aprender mais sobre esta plataforma.

Você já usou o Tumblr? Já teve o desejo de conhecer esta plataforma?

Caso queira entrar em contato por algum motivo, acesse a página de contato através deste link:Contato.

Envie dúvidas, reclamações, sugestões, elogios e assuntos mais complexos relacionados ao artigo e em 24 horas estarei lhe respondendo prontamente.

0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.