quarta-feira, 28 de março de 2012

Blogger - Novos recursos rastreadores e indexação

A plataforma do Blogger com o tempo veio a ser comprada pela Google que é dona de uma infinidade de serviços espalhados pela web e com isso iniciou-se um processo de melhoramento contínuo da mesma.

Um novo painel foi criado, templates com visualizações dinâmicas, novos recursos dentro do painel e sempre novidades chegando. Desta vez vou falar um pouco sobre a última leva de recursos criadas no Blogger.

Já tratei das mesmas resumidamente em conjunto e venho postando sobre cada uma delas e como configurar. Agora estarei tratando das duas últimas na nova área de "Preferências de Pesquisa" criada no novo painel.


Rastreadores e Indexação

Estes recursos na verdade, são mais recomendados para quem já possui um certo conhecimento sobre os arquivos robots que podem ser criados para transmitir regras aos robôs de indexação dos motores de busca.

Estes recursos são responsáveis por definir diversos parâmetros que podem tanto impedir como permitir o acesso dos robôs ao seu conteúdo no momento da coleta de dados para atualização dos bancos de informações dos mesmos.

Infelizmente o assunto sobre arquivos robots.txt é um pouco extenso e não vou escrever sobre os mesmos aqui, mas em outra ocasião (por isso não perca as atualizações). Aqui tratarei apenas de como funcionam estes recursos.


Definindo Rastreadores

Lembre-se de ler o aviso taxado de que se mal configurado estes recursos, seu blog poderá sofrer prejuízos na indexação. Isso implica até mesmo em perder posições diante de outros blogs. Mas, vamos às configurações:

1. Acesse o Blogger > Faça login > Selecione o blog a ser configurado > Configurações > Preferências de pesquisa no menu. Agora observe na imagem abaixo como deve ser feito as configurações dos robots.text.

Clique para ampliar a imagem.

Não se esqueça de marcar o "sim" para poder criar os robots.text. Observe que deixei um exemplo de robots.text criado no campo nomeado "Disallow" que significa "Proibir". Isso diz aos robôs dos motores de busca que não quero que indexem o conteúdo do link ou diretório indicado.

2. Após definir as ordens aos robôs, basta salvar as configurações e os mesmos já estarão em funcionamento.

Atenção! Se não entende nada sobre robots.text não mexa nestas configurações! Deixe-as como estão.


Indexação

Neste recurso você poderá configurar ordens pré-definidas para cada sessão em seu blog, como página inicial, página de arquivo e pesquisa e postagens.

São diversos comandos e você pode tanto ativar como deixar desativado os mesmos. Siga os passos abaixo para ver como funciona:

1. Ainda no Blogger e na mesma área, marque "sim" onde está intitulado "Tags de cabeçalho de robôs personalizado". Depois você verá as várias opções de ordens prontas para cada sessão de seu blog como mostra a imagem abaixo:

Clique para ampliar a imagem.

2. Marque as opções para os robôs lerem e salve as configurações feitas.

Simplesmente é isso que você precisa fazer para ter estes recursos configurados em seu blog. Mas reforço mais uma vez que não mexa nestas configurações se não entender como funciona.

Procure aprender um pouco mais ou pergunte por aqui mesmo e estarei informando nos comentários ou em publicações nos artigos mesmo.

Caso queira entrar em contato por algum motivo, acesse a página de contato através deste link: Contato.

Envie dúvidas, reclamações, sugestões, elogios e assuntos mais complexos relacionados ao artigo e em 24 horas estarei lhe respondendo prontamente.

6 comentários:

  1. Queria saber pq qdo busco no Google meu blog n aparece?

    Grato aguardo retorno.

    ResponderExcluir
  2. Se seu blog foi criado muito recentemente meu amigo, talvez ele ainda não tenha sido rastreado e indexado pelos motores de busca. Mas se já é de muito tempo de existência pode ser outros fatores que ele não esteja atingindo como conteúdo atualizado e outros que pelo menos a Google exige dos blogs. Mas em todo caso, use divulgadores como os que já publiquei aqui no Processo Blogs e
    seu blog será enviado para mais de 300 motores de busca.

    ResponderExcluir
  3. não dá pra tirar o hotel urbano fantasma. de surpresa ataca o meu ecram. qual é , coisa ruim. falta de respeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Caro Rodinei! Deve estar se referindo as páginas de publicidade é isso mesmo? Confirma pra mim que verei o que faço a respeito esta bem? Isso é chato mesmo... Obrigado por se manifestar amigo! Abraço!

      Excluir
  4. Olá, como colocar meu blog nos mecanismos de busca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Samara Emiliene! Existem algumas dicas muito importantes que dou nestes artigos! É uma série de fatores que colocarão seu blog no topo!

      http://processoblogs.blogspot.com.br/search/label/otimização#.WLeAANIrK00

      Excluir

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.