sábado, 24 de março de 2012

Blogger - Novos recursos de SEO no novo painel

A plataforma do Blogger continua sendo aprimorada e com mais e mais novidades para os blogueiros que são usuários da mesma.

O Blogger por ser pertencente a empresa Google, bem que mereceu as mudanças recentes que foram anunciadas no Blogger Buzz pela equipe.

Foram adicionados alguns recursos relacionados a melhoria na indexação dos blogs e outros que gostaria de estar apresentando para vocês aqui no Processo Blogs.

Se você é usuário do Blogger ou pretende usar esta plataforma, com certeza irá gostar do que vem pela frente nesta plataforma usada por muitos blogueiros.


Recursos Avançados de SEO 

Foram implementados alguns recursos que ajudarão e muito na indexação de blogs de uma forma geral: links, posts e o próprio blog.

Acompanhe quais foram as mudanças desta vez. Estarei não só apresentando os novos recursos, como também ensinando você a configurar os mesmo em seu blog.

Infelizmente o Blogger segue uma ética de liberação de novos recursos para usuários mais velhos primeiro, por esse motivo não sei se você poderá visualizar ainda estes recursos em seu painel. Mas se apareceu ainda, fique tranquilo, pois logo será liberado no novo painel.

1. Acesse o Blogger > Faça login > Selecione o blog que deseja configurar.
2. No menu de ferramentas do lado esquerdo, procure seguir o esquema mostrado na imagem abaixo:

Clique na imagem para ampliar

O caminho mostrado acima é o seguinte: Configurações > Preferências de Pesquisa.

3. Você tem três sessões de recursos de melhoria na indexação para configurar:
  • Metatags - Onde você insere uma breve descrição de seu blog para pesquisa.
  • Erros e Redirecionamentos - Permite que você edite a mensagem de página não encontrada e o redirecionamento das mesmas para outras.
  • Rastreadores e Indexação - Permite a criação de robots.txt personalizado e configurar tags de cabeçalhos de robots personalizados.
Atenção! Leia a mensagem de alerta exibida nesta última. Qualquer equívoco seu poderá estragar a indexação de seu blog!

4. Configurado as Metatags - Para configurar as Metatags, basta clicar em "Editar" > Marcar sim para ativar a descrição de pesquisa > Digitar uma descrição breve e precisa de seu blog > Salvar as configurações.

Se fez tudo corretamente, sua descrição será exibida.

5. Configurando os erros e redirecionamentos - Primeiro vamos configurar os erros de páginas não encontradas.
Para isso, siga esse caminho: "Editar" > Digite a frase para os leitores quando não encontrarem a página > Salve as configurações.

Para configurar o redirecionamento siga este processo: "Editar" > Marque a caixa "De:" > Copie somente a parte da URL da página excluída ou alterada depois do endereço do blog. Ex: ricardoartts.blogspot.com/2012/apostila-curso-de-chaveiro-gratis.html. A parte sublinhada é a que você deverá inserir no campo em branco. > Da mesma forma insira a página para onde o leitor será redirecionado > Salve as configurações. Você poderá adicionar vários redirecionamentos.

6. Configurando os Rastreadores e Indexação - Aconselho você a não mexer nestas opções; a não ser que tenha um site com diretórios, seu blog use domínio personalizado e você saiba criar robots.text.

Na verdade estes novos recursos são assuntos para várias postagens e acredite, vou postar mais detalhadamente para que serve cada recurso novo e como configurar com ilustração e tudo.

Este artigo foi mais para anunciar estes novos recursos do Blogger e criei um tutorial bem básico para os mais curiosos. De qualquer forma o Blogger está avançando bem no progresso e tem tudo para ser uma plataforma mais potente do que já é.

Caso queira entrar em contato por algum motivo, acesse a página de contato através deste link: Contato.

Envie dúvidas, reclamações, sugestões, elogios e assuntos mais complexos relacionados ao artigo e em 24 horas estarei lhe respondendo prontamente.

0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.