segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Clicky - Monitoração de blogs em tempo real

Clicky Web Analytics
Quem não quer acompanhar o que andou acontecendo em seu blog no decorrer do dia, semana ou mês? Quantas visitas, cliques recebidos, artigos mais visitados e outras informações?

Existem muitas ferramentas na internet que podem ajudar neste quesito e são muito boas e cheias de recursos como o Google Analytics, Alexa e tantos outros. Com elas você fica a par de todo movimento ocorrido em seu blog e pode com isso melhorar o que for preciso para que seu blog não fique prejudicado ou perca posição nos motores de busca por erros não observados.

Neste artigo apresentarei o Clicky; um serviço que mostra informações sobre seu blog em tempo real. Veja como usar o Clicky e ter mais esta ferramenta em seu arsenal.

Clicky - Monitoramento em tempo real

O Clicky possui diversos gráficos com informações imprescindíveis sobre seu blog como informações básicas; visitantes; links; envolvimento; pesquisas; conteúdo; localização e fontes de trafego das visitas.

Cada uma dessas ferramentas possuem muitos outros recursos que podem ser explorados por você.

Um dos gráficos de resultados do Clicky
O serviço já é conhecido por muitos blogueiros e donos de sites e usado por milhares no mundo todo. Estas informações podem ser conferidas na página inicial do próprio site.

O mais interessante deste serviço é que o código de rastreamento pode ser implementado em diversas plataformas diferentes e até páginas do Facebook.




Criação de Cadastro no Clicky

No Clicky é preciso realizar um cadastro para poder ter seu blog analizado pelo serviço. Mas com poucos passos você já terá diversas informações sobre seu blog em tempo real. Basta seguir os passos abaixo:
  1. Clique aqui para acessar o site;
  2. Insira todas as informações necessárias nos campos; inclusive endereço do blog e clique em "Register";
  3. Você verá uma mensagem de confirmação. Preencha as informações que ainda restam e envie-as;
  4. Se deu tudo certo, clique no link para ver onde deve ser inserido o código na plataforma que está usando e depois copie o código e cole nas tags indicadas (Lembre-se de realizar um backup do template antes).
  5. Salve as alterações e aguarde alguns minutos até que haja movimentação em seu blog para poder conferir as estatísticas.
Pronto! Não esqueça de anotar seus dados de login no serviço para futuras consultas a seu blog. Para fazer um teste de ansiedade, basta você mesmo acessar seu blog em outra aba e já verá os resultados.

São dados bem profundos e exatos do Clicky. Você pode excluir seu endereço de IP clicando no link "Visits" e depois com o botão direito onde aparece suas informações. No menu suspenso, basta encontrar a opção de bloqueio de IP, digitar o seu e teclar ENTER.

O serviços possui uma diversidade de informações que só poderão ser conferidas de verdade depois que as visitas começarem a transitar seu blog novamente. Pode ocorrer de ser noite e não haver tanta movimentação; basta aguardar o outro dia para conferir os dados coletados pelo Clicky.




Conclusão

Não abordarei todas as ferramentas do Clicky aqui, pois ficaria muito extensa esta postagem e poderia ficar muito complicada. Mas deixo em aberto os comentários para quem quiser tirar suas dúvidas sobre o serviço.

Quer saber alguma coisa que ficou curioso?

Caso queira entrar em contato por algum motivo, acesse a página de contato através deste link: Contato.

Envie dúvidas, reclamações, sugestões, elogios e assuntos mais complexos relacionados ao artigo e em 24 horas estarei lhe respondendo prontamente.

4 comentários:

  1. ola.. eu consegui fazer o cadastro tudo certinho mas ai pede para colocar o código de rastreamento no meu blog e eu não sei como fazer isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariana, desculpe a demora. Obrigado por me seguir no Twitter! Bom, geralmente quando cria sua ferramenta de monitoramento na Clicky; as tags a serem observadas serão < .body.> e ou <.head.> e (Tudo sem os pontos. Só os usei porque senão não apareceriam as tags aqui nos comentários). O código do widget criado deverá ser colocado dentro de uma dessas tags conforme estiver nas instruções do site.

      Se é usuária do Blogger, poderá colocar o seu código dentro um widget HTML/ JAVAScript, inserindo um novo elemento em seu template.

      Gadgets - O que são e como usar no Blogger

      Não sei se sua página traduz automaticamente; mas poderá fazer isso manualmente usando o plugin do Google Translator no navegador Google Chrome; que facilita bastante para compreender as instruções de instalação.

      Depois de instalar no gadget ou no template diretamente; basta visualizar para ver como fica e salvar as alterações. Se restar dúvidas, sinta-se a vontade em perguntar esta bem?

      Excluir
    2. Obrigada querido deu certo. Não sabia q dava pra colocar em um gadget rs jah esta funcionando obrigada

      Excluir
    3. Aee! De nada Mariana; se precisar é só perguntar. Fico feliz em ter ajudado! Sucesso!

      Excluir

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.