domingo, 5 de fevereiro de 2012

Blogs-lixo - O incomodo de blogs abandonados

Quem gosta de lixo esparramado pela casa ou pelo quintal e viver tropeçando nele sempre? Eu, pessoalmente não sou chegado em lixo esparramado em casa, mas tem gente que por costume ou mania deixam seu habitat natural uma porcaria.

Será que na blogosfera é diferente? Acredite você ou não, não é. O lixo na blogosfera seriam os blogs criados por qualquer motivo fútil e tosco e que logo são abandonados e deixados na internet para muitos tropeçarem e passarem raiva com os mesmos.

Porque esse "lixo" na blogosfera incomoda tanto os internautas, blogueiros e leitores? Vou falar um pouco sobre este assunto que muitos ainda não se conscientizaram sobre o mesmo.




Incomodo do Lixo na Blogosfera

A Blogosfera para quem ainda não sabe seria a esfera dos blogs; onde atuam centenas de blogueiros das mais variadas plataformas; oriundos de diversas nações e com variados temas sendo desenvolvidos nestes blogs.

Quando alguém entra sem nenhuma intenção realmente séria de ser blogueiro ou criar um blog e desconhece as dificuldades que isso implica, acaba por abandonar seus objetivos e também seu blog. Mas no que isso implica?

Já escrevi sobre isso uma vez, mas como aprendi com um mestre: "O silêncio e o esquecimento andam juntos", ou seja, é mania esquecermos rapidamente algo que não ouvimos com frequência. Por isso sempre é bom estar revendo um assunto e comentando o mesmo.

Os problemas mais conhecidos que são gerados por blogs que se tornaram lixo são:
  1. Ocupa URLs - Quando se precisa encontrar um nome para seu blog, não é possível, pois o mesmo foi usado em um blog que está abandonado por aí.
  2. Mina Posições - Muitos destes blogs acabam ganhando posições nas buscas às custas de conteúdo alheio.
  3. Perca de tempo - Os leitores que vivem procurando resultados e artigos para leitura acabam topando  com estes blogs abandonados e sem muito conteúdo. Perca de tempo nas buscas.
Só para você ter uma ideia como blogs-lixo atrapalham os blogueiros e internautas, citei estes três exemplos. Mas podem existir muitos outros como o de nunca parar de criar blogs por nada e sair esparramando lixo pela blogosfera.

Isso incomoda qualquer um que quer encontrar o que precisa com rapidez, precisa de um nome para seu blog na URL e quem realmente merece estar nos resultados mais altos nas buscas.

Claro que não estou aqui intentando proibir ninguém de criar blogs, mas que o faça com propósitos e tenha consciência que criar blog e mantê-lo não é como criar um perfil em uma rede social e mandar recados e scrap. É bem mais complicado e exige mais compromisso da pessoa.

Infelizmente não tem como reciclar blogs, pois os mesmos são criados com o email da pessoa e é exigido para poder acessar o mesmo. Mais um motivo para se aventurar a criar um blog-lixo.




Conclusão

Claro que nem sempre essa quantidade de lixo aumenta por causa de pessoas que criam blogs irresponsavelmente. Pode ocorrer de donos de blogs que falecem, perdem membros e ficam inabilitados para administrarem seus blogs de uma forma ou de outra. Afinal, são situações difíceis de se ler, porém reais.

Excetuando isso, deveria haver uma campanha contra produção de blogs-lixo na blogosfera. O que você acha sobre este assunto? 

Caso queira entrar em contato por algum motivo, acesse a página de contato através deste link: Contato.

Envie dúvidas, reclamações, sugestões, elogios e assuntos mais complexos relacionados ao artigo e em 24 horas estarei lhe respondendo prontamente.

0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.