domingo, 19 de fevereiro de 2012

7 Características de um artigo de qualidade

Boa pergunta. Infelizmente muitos blogueiros perderam a noção do que é escrever conteúdo de qualidade e acabam criando blogs as pressas e escrevendo como bem entendem só para encher esse blog de conteúdo e poder ganhar muitos leitores para ganhar dinheiro.

Outros enchem a internet de blogs e saem copiando e colando sobre o que pretende mostrar em seu blog. Claro que esses não errarão muito se copiarem de bons blogueiros (não faça isso!).

Sou leitor de alguns blogs também e vez por outra passo por outros blogs e leio sobre algo que me interesse. E muitas vezes vejo muitas coisas que degradam os artigos e podem prejudicar o blogueiro que escreveu e dar uma imagem ruim para o mesmo.

Neste artigo estarei descrevendo algumas características que identificam um bom artigo.

Características de um bom artigo 

Esclarecendo antes que as características que estarei listando aqui sempre sofrem exceções por falhas que nem sempre são perceptíveis e todos estamos sujeitos a cometer as mesmas, mas bom é que estes erros sejam o mínimo possível nos artigos. Veja quais são estas características que identificam bons artigos:

  • Originalidade - Um artigo de qualidade possui um assunto até conhecido, mas produzido de forma diferente de outros já escritos por aí.
  • Profundidade - Bons artigos possuem certa profundidade naquilo que foram produzidos e são escritos com pesquisa e bastante fontes.
  • Facilidade de Leitura - São fáceis de ler e compreender com poucas imagens e mais conteúdo.
  • Poucos Erros - Errar é humano, mas corrigir também é. Todo o mínimo de erros na escrita evita muitas complicações.
  • Organização - Tudo que tem um começo geralmente tem um fim. O assunto deve começar e terminar na mesma linha lógica e sistemática.
  • Envolvimento - Bons artigos devem ser mais do que letras vazias, devem ser quase um diálogo com os leitores.
  • Novidade - Quem produz um artigo de qualidade, sempre produz 10, 20, 50, 100 e assim por diante. Manter o padrão é significativo para o blog e o blogueiro.
Com base nestas características fica bem mais fácil de produzir bons artigos em seu blog. Não seja preguiçoso e nem desleixado com o capricho em seu blog. Faça por mais difícil que pareça estar e arranque o máximo de si mesmo para ser exposto em seus artigos.


Conclusão

Infelizmente são muitos os blogs que já vi que transmitem falta de interesse em ler mais, preguiça, escrita deficiente e até "enchimento de linguiça" usam para complementar espaço. Para quem não sabe, por aqui na minha região encher linguiça é jogar conversa fora e não ter assunto de verdade.

Como você se vê quando observa seus artigos? Acha que precisa melhorar em alguma coisa?

Caso queira entrar em contato por algum motivo, acesse a página de contato através deste link: Contato.

Envie dúvidas, reclamações, sugestões, elogios e assuntos mais complexos relacionados ao artigo e em 24 horas estarei lhe respondendo prontamente.

0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.