quinta-feira, 21 de maio de 2015

Google exige compatibilidade com dispositivos móveis

A Google cada vez mais aperta o cerco para disponibilizar não só conteúdo de qualidade e atualizado como também uma melhor experiência para os usuários de seus produtos e serviços. E já que muitas vezes o usuário não tem contato direto com a empresa; recebe algo de terceiros como é o caso dos blogueiros e a pressão recai sobre os mesmos para deixar tudo certo para que as pessoas se sintam localizadas e bem ao ter contato com um blog do Blogger por exemplo; que também pertence a Google.

Já aconteceram várias mudanças ao longo dos anos em diversos serviços da Google e ainda continuam acontecendo e a mais recente foi a exigência de que todos os sites e blogs deverão ser compatíveis com dispositivos móveis. A Google com certeza detectou que as pessoas pelo mundo tem acessado a internet e seus serviços principalmente por celulares; tablets e outros dispositivos móveis. Com wi-fi na maioria dos lugares em grandes cidades; as pessoas podem ficar conectadas em qualquer lugar que passarem! Sendo assim eles resolveram apelar e exigir dos blogueiros que adequem seus sites e blogs aos novos formatos de layout responsivo.

Dispositivos Móveis


Como gosto de ser rápido em perceber mudanças ao meu redor; logo imaginei que os layouts responsivos vieram para ficar e tratei de atualizar todos os meus blogs com templates modernos. Terminei as atualizações em 2015 e logo depois recebi essas mensagens da Google:
A partir de 21 de abril, a Pesquisa do Google expandirá o uso da otimização para dispositivos móveis como um sinal de classificação. Verifique se dinheirosemlimite.com e seus outros sites estão prontos para essa alteração. 
Seguem-se as informações com mais detalhes divulgadas nas mensagens dentro do Adsense:

Essa alteração afetará pesquisas para dispositivos móveis em todos os idiomas mundialmente e terá um impacto significativo nos resultados de pesquisa do Google. Os usuários terão mais facilidade para encontrar resultados de pesquisa relevantes e de alta qualidade otimizados para seus dispositivos.

Com a otimização para dispositivos móveis, você também se beneficia do aumento do seu público-alvo e da receita em todas as telas.

Meu site já está otimizado para dispositivos móveis. Preciso fazer alguma coisa?

Mesmo que você já tenha um site otimizado para dispositivos móveis, vale a pena reservar um tempo para verificar as páginas do seu site por meio da ferramenta de teste de compatibilidade com dispositivos móveis. Além disso, confira o Guia de implementação em multitelas do Google AdSense, que abrange as práticas recomendadas de implementação do Google AdSense para melhorar a monetização em dispositivos móveis.

Como testar seu blog e otimizar para dispositivos móveis?

Para testar a compatibilidade de seu blog, basta apenas acessar a ferramenta da empresa. Veja uma demostração que fiz testando o Processo Blogs na ferramenta:


Deu pra ver que o blog foi aprovado com sucesso não é mesmo? Para teste seu blog; apenas cole o endereço no campo e clique em "Analisar". Em questão de segundos já terá uma resposta se seu blog é compatível ou não. Mas para quem ainda nem sabe o que é um template responsivo; basta apenas minimizar a janela do seu navegador com seu blog aberto e se ele não se ajustar a ela, mas criar as famosas barras de rolagem de conteúdo; seu blog não é responsivo. Faça um teste pra valer como descrito acima e confira por si só como esta seu blog:
Mas não se preocupe que vai uma dica de 20 templates responsivos grátis para Blogger. Basta escolher; baixar e instalar! Não se preocupe se ainda não souber nem trocar o template do seu blog, que tenho um artigo sobre como trocar o template do seu blog passo a passo publicado aqui; só clicar no link.

Quer saber? Eu tenho certeza que muitos blogueiros desinformados ou principiantes nem sonham com essas mudanças e não entenderam a seriedade do assunto. Vou especificar para você; ou você se ajusta às mudanças exigidas pela Google ou seu blog já era nas posições nos resultados de pesquisa! Vai perder posição e com isso movimento; grana e audiência! Entendeu? O que achou das novas exigências da Google para com os blogueiros? Deixe sua opinião; indignação ou elogio nos comentários; compartilhe para despertar outros blogueiros e assine as atualizações.













Ricardo F.S é administrador da empresa Ricardo Arts em Valparaíso e dos blogs Blog Ricardo Arts,Dinheiro sem Limite e Processo Blogs na internet. Possui curso completo de informática e internet e possui anos de conhecimento com blogs. Atualmente trabalha como letrista, desenhista e pintor; prestando serviços também na web com design. Para saber mais clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.