sábado, 25 de fevereiro de 2012

9 Ferramentas para manutenção de blogs

Você criou um blog, postou artigos e já começou a monetizar seu blog, mas você tem se preocupado com  o mais importante que são as visitas e desempenho de seu blog?

Como estão indo as metas que você criou até agora? Aliás, já criou suas metas para trabalhar mais objetivamente? Sabe se seu blog está aumentando a audiência ou caindo?

São estes os pontos que um blogueiro precisa aprender depois de criar seu blog. Não basta apenas postar artigos de qualidade e se preocupar em quanto irá ganhar com seu blog, é preciso se preocupar se esse blog irá vingar ou não.

Nesta postagem estarei dando algumas dicas de como se manter informado e atualizado sobre o andamento de seu blog, se vai bem ou mal.



Ferramentas de Acompanhamento

Já escrevi alguns artigos aqui no Processo Blogs sobre este assunto, mas é sempre bom estar relembrando e enfatizando um pouco mais para que você sempre esteja ciente da importância de certos assuntos sobre seu blog e também para que novos blogueiros não percam nada sobre o assunto.

Existem muitos métodos de se acompanhar o andamento de seu blog com diversos recursos e ferramentas de análise. Com elas você pode acompanhar as visualizações de página, número de visitas, tempo das visitas, quais páginas visitaram, que termo usaram para chegar até seu blog, quanto ganhou com seu blog, velocidade de carregamento, popularidade do blog, otimização e mais.

Existem muitos aspectos que precisam de sua atenção para que seu blog não caia em descaso e venha a ser evitado e abandonado. Comparação tosca, mas cabe no assunto. Seu blog é semelhante a um jardim que se não for devidamente cuidado acabará virando um matagal abandonado e cheio de pestes e pragas.

Confira uma pequena lista de serviços que podem auxiliá-lo na tarefa de cuidar de seu blog:

  • Google Analytics - Excelente para acompanhar diversas estatísticas sobre visitas e visualizações de páginas, localização geográfica, navegador, sistema operacional, ganhos e mais recursos.
  • Pingdom Tools - Ótima ferramenta de testes para saber como anda o carregamento de seu blog; se pesado demais ou não; e o que está mais pesado em seu blog.
  • Clean CSS - Limpador de códigos CSS, que tira o que é inútil no código de seu blog.
  • CSS Compressor - Comprime o CSS de seu blog, deixando o carregamento mais rápido.
  • CSS Optimizer - Otimiza os códigos CSS em seu template.
  • Javascript Compressor - Comprime os códigos em Javascript do template, deixando o carregamento mais leve.
  • StopTheHacker - Site que escaneia seu blog em busca de ameaças ocultas em códigos e scripts maliciosos.
  • Usuários Online - Mostra as visitas em seu blog em tempo real.
  • Mhost2 - Criação de sala de bate-papo para interação com os visitantes.
Estas ferramentas são bem eficientes e se usadas corretamente poderão auxiliar você no cuidado com seu blog e com os visitantes. Mas tome muito cuidado com os serviços de alteração no código-fonte de seu blog.

Se não souber lidar, peça ajuda e ainda assim, sempre faça backup do template de seu blog para possível recuperação em manobras de risco que deram problemas.




Conclusão

Eu citei aqui 9 ferramentas que irão ser muito úteis no seu dia a dia; mas sei que existem muitas outras espalhadas na internet. E talvez até você mesmo conheça outras além destas que citei aqui.

Você poderia ser o primeiro a citar a décima nos comentários? Se souber além, poderá citar; isso auxiliará outros blogueiros também a encontraram soluções para seus blogs.


Caso queira entrar em contato por algum motivo, acesse a página de contato através deste link:Contato.

Envie dúvidas, reclamações, sugestões, elogios e assuntos mais complexos relacionados ao artigo e em 24 horas estarei lhe respondendo prontamente.

0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.