quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Como deixar seu blog mais rápido para carregar

Leitores não gostam de blogs lentos no carregamento; logo saem fora e vão para outros resultados listados na busca. Se seu blog alcançou boa posição na indexação dos buscadores, isso é bom, mas se você não cuidar do carregamento de seu blog poderá perder essa posição logo.

Eu mesmo não fico mais do que 10 segundos esperando que um blog carregue para ler o que preciso. Se demorou demais eu já parto para outros links. Creio que muitos outros leitores esperam bem menos do que isso.

Nesta postagem estarei tratando de alguns métodos que você poderá estar aplicando em seu blog para deixar o carregamento mais rápido e atrair mais leitores para o mesmo.

Seleção de Itens Importantes

O primeiro passo é você ter um critério rígido com respeito a seu blog em diversos ângulos. Observe seu blog por inteiro e analise o que pode ser eliminado sem dó e elimine o mais rápido possível. Pode ser widgets, imagens, plugins e códigos inseridos em seu blog.

Aqui estão alguns dos ítens a serem observados para não deixar seu blog pesado demais no carregamento:

  1. Imagens - Quanto mais imagens em seu blog e maior a qualidade delas, pior será para seu blog. Se puder não usar imagens em seu blog na página inicial será muito bom; ou use o mínimo possível e otimizadas.
  2. Códigos - Códigos inseridos em seu blog podem deixar o carregamento lento por ter os elementos usados na composição do mesmo em outros servidores. Se puder armazene imagens e ícones no servidor de seu blog ao menos para carregar mais rápido.
  3. Widgets - Não encha seu blog com widgets desnecessários, elimine os que não forem realmente essenciais e funcionais como calendário, relógio e outros.
  4. Limpeza do HTML - Não recomendo que faça estes procedimentos sem antes realizar o backup de seu template. Elimine as linhas vagas e as informações de instrução contidas no código fonte de seu blog, isso ajuda deixar a leitura mais rápida do código.
  5. Postagens - Procure usar sempre a quebra de linha para exibir somente o resumo de sua postagem e evite deixar muitas postagens sendo exibidas na página inicial.
  6. Diagnósticos - Sempre realize diagnósticos em sites que testam a velocidade de carregamento de seu blog para acompanhar o andamento da velocidade e sempre trabalhe por um carregamento mais leve.
Estes itens são realmente causadores do carregamento lento em um blog ou site e pode muito bem incomodar seus leitores mais apressados e expulsá-los antes de conhecerem seu blog e lerem seu artigo.

Conclusão

Em outras postagens estarei tratando de alguns destes itens mais particularmente e postando sobre ferramentas bem legais para blogueiros usarem e deixarem seus blogs turbinados e mais funcionais de verdade.

A lista acima é bem completa, mas sempre pode faltar mais alguma coisa. O que você acrescentaria a esta lista que pode afetar o carregamento de um blog?


Caso queira entrar em contato por algum motivo, acesse a página de contato através deste link:Contato.

Envie dúvidas, reclamações, sugestões, elogios e assuntos mais complexos relacionados ao artigo e em 24 horas estarei lhe respondendo prontamente.

0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.