domingo, 18 de dezembro de 2011

8 Regras para criar o design de seu blog

Você sabia que o blogueiro também exerce o papel de web designer e nem se dá conta disso?

O web designer é o profissional que atua na criação de páginas e recursos para a web como sites, páginas, widgets, banners, imagens e tantos outros recursos que enchem as páginas de sites e blogs por aí afora na internet.

Por muitas vezes temos que bancar o web designer e meter a mão no teclado e mouse e fazer a coisa acontecer, já que se formos recorrer ao dinheiro para qualquer pequeno ajuste estaremos ferrados no final das contas. Mas é preciso ter noção de alguns conceitos básicos que os web designers usam em sua jornada de trabalho quando formos criar ou aprimorar nossos blogs.

Seja um bom web designer

O título soa estranho, mas é a realidade! Se possível for, faça um curso de web designer online mesmo e domine o assunto (já que se relaciona tão intimamente com blogs) e faça tudo com perfeição e profissionalismo.

Algumas regras que consideramos essenciais:

SIMPLICIDADE É A CHAVE – Faça com que tudo seja muito simples, evite páginas com muita informação, colocando apenas o essencial numa página, principalmente se for à página principal de seu site.

EVITE TEXTOS LONGOS – Textos longos devem ser resumidos ao máximo ou divididos em várias páginas pequenas, sempre evitando textos longos.

USE IMAGENS – Sempre que possível, use imagens no lugar de textos, uma imagem expressa muito mais que palavras às vezes, principalmente na internet, onde o usuário não tem paciência para grandes leituras.

EVITE OS EXAGEROS – Jamais utilize coisas do tipo músicas de fundo, bolas e figuras como “Gif’s animadas” e todo tipo de elemento semelhante. Nem pense em usar “clipart” em suas homepage, um Gif Animado pode ser utilizado às vezes na criação de um logo ou banner, mas sem muito exagero de efeitos.

FAÇA PÁGINAS LEVES – Nenhuma página do site deve demorar a carregar, caso seu conteúdo seja grande e importante, devemos avisar o usuário que poderá demorar a carregar.

CONHEÇA O USUÁRIO – Pense sempre que o usuário terá um equipamento inferior ao seu e que deve acessar o mesmo conteúdo. Caso uma conexão mais lenta, uma visualização de 800x600, diferentes navegadores, este é o tipo de usuário que devemos atingir.

CORES E FONTES – Utilizem sempre cores para destacar elementos, mas não de uma forma tão destacada, mistura de cores e tudo mais, pois muitas cores podem fazer um belo carnaval do seu site. Cuidado ao utilizar fontes diferentes, nem sempre o usuário terá este tipo sofisticado de fonte que você queira utilizar, normalmente um tipo de fonte ARIAL, TIMES e suas derivadas pode ser ideal. Se precisar usar algum tipo de fonte diferente, crie a mesma como uma figura que possa carregar no navegador do usuário sem sofrer alterações.

EMOÇÃO X RAZÃO - Dê preferência a usar o lado emocional em vez do racional quando criar um design, algo que agrade aos olhos e a navegação do usuário com simplicidade.

Adaptado do Curso de Web Designer do site Prime Cursos.

Conclusão

Estas regras serão bem úteis a você que já tem certo conhecimento sobre a estrutura e manutenção de seu blog. Eu recomendo que você faça um bom curso de web design, pois isso ajudará em muito na jornada de se tornar um blogueiro e lidar com blogs.

Em outra ocasião estarei trazendo a você alguns cursos que podem ajudar você no processo de blogar e principalmente a se tornar um profissional nas áreas mencionadas e ganhar dinheiro com isso.

Você gostaria de saber mexer no seu blog sem ter que pagar nada a ninguém?

Caso queira entrar em contato por algum motivo, acesse a página de contato através deste link:Contato.

Envie dúvidas, reclamações, sugestões, elogios e assuntos mais complexos relacionados ao artigo e em 24 horas estarei lhe respondendo prontamente.

0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.