domingo, 18 de dezembro de 2011

Como escolher corretamente as cores de seu blog

Você sabia que o esquema de cores usado em seu blog, pode atingir seu leitor de forma positiva ou negativa? E se eu dissesse que seus leitores podem sentir até aversão ao seu blog só de olhar para as cores que você esteja usando no mesmo?

Acredite, sou desenhista e lido bastante com comunicação visual em comércio e também na web e as cores realmente despertam sensações diferentes nos seres humanos. Porque você acha que o Mac Donalds e o Habbib´s usam tanto vermelho e amarelo em suas propagandas publicitárias? 

Estas cores transmitem coisas como catchup, mostarda, salsisha, Coca-cola e outras coisas que nos despertam a fome e abrem o apetite. Isso acaba nos levando inconscientemente a querer comer algo que eles nos oferecem.

O que estarei passando para você é um breve estudo em cima das cores. Seus significados, representação e
qual impacto causam nas pessoas. Isso aprendido e aplicado deforma correta em seu blog, poderá atrair maior número de visitas para seu blog. Confira este artigo.


PSICOLOGIA DAS CORES 



A cor é um poderoso aspecto da nossa experiência do mundo, quando bem aplicada, pode melhorar e muito a mensagem que queremos transmitir. Quando falamos de cores precisamos entender o que representam para nós e para a outras pessoas.

O efeito das cores nos meios de comunicação tem sido estudado há vários anos. Cada meio de comunicação (jornal, revista, televisão, web, etc) representa as cores de maneiras diferentes.

Note que até a roupa do palhaço desperta vontade de comê-lo.
Isso foi uma brincadeira ok?

As cores têm propriedades diferentes de acordo com a cultura onde são consideradas. No caso da WEB, é preciso ter cuidados especiais para transmitir a mesma mensagem visual a pessoas de diferentes culturas.

Cada cor possui uma característica e uma influência sobre todos nós. As nossas emoções estimuladas pelas cores podem ter uma relação negativa ou positiva dependendo da experiência que associamos a elas. As cores podem tanto acalmar quando estimular.

Além disso, os diversos fatores culturais fixam atitudes psicológicas que orientam inconscientemente as inclinações individuais.

Veja alguns exemplos:

- BRANCO: Indica limpeza, pureza.
- CINZA: Indica tristeza e neutralidade.
- ROSA: Indica graça e ternura.
- PRETO: Indica sujeira e coisas negativas.
- VERMELHO: Indica calor e energia.
- AZUL: Indica honradez, fé e pureza.

Esses significados ficam enraizados na cultura de um povo e passam a integrar, nas sensações visuais para definir estados emocionais ou situações vividas pelo indivíduo.

Em relação à criação publicitária, os psicólogos procuram dar um sentido mais prático quanto ao uso das cores.

De acordo com estudos, existe uma estreita relação entre a idade e a preferência que uma pessoa manifesta por determinada cor. Este estudo é muito utilizado para elaborar projetos comunicação visual baseados no público alvo.

Os adultos idosos preferem cores mais escuras, como o azul e o verde, enquanto as crianças preferem cores vibrantes como o vermelho e o amarelo.

Veja a tabela abaixo:


O ser humano reage a cores para gostar ou não gostar de determinada coisa, para reagir ou não reagir, para negar ou afirmar.

Todos os psicólogos estão em comum acordo ao atribuírem significados a cores que são básicas a qualquer indivíduo que viva dentro de nossa sociedade e cultura.

Vejamos alguns significados, segundo um estudo realizado pelo Prof. Modesto Farina:

BRANCO: Sugere pureza, simplicidade, otimismo, Com a ausência de caracteres, cria a impressão de vazio e infinito. Evoca ação refrescante e desinfetante, principalmente quando usado junto com o azul claro.

PRETO: Símbolo do infortúnio e da morte, exibe característica impenetrável. É a cor mais desprovida de sentimento, porém se for brilhante, confere nobreza, distinção e elegância.

CINZA: Exprime um estado de alma duvidoso e neutro e evoca medo, desânimo e monotonia, à medida em que for mais escuro. O tom mais escuro é a cor do sujo e desprezível, como no tom grafite. Brilhante como a prata, é clássico e nobre.

VERMELHO: Significa força, alegria de viver, virilidade, dinamismo. Às vezes pode ser irritante ou exaltante. Impõe-se como dignidade e severidade, benevolência e charme. Cor quente por definição, sem as características do Amarelo que espalha e invade todas as cores ao seu redor. É uma cor conclusiva, porque se basta. Quanto mais escuro, mais profundo, grave e circunspecto, como o Vermelho Cardinalício. Se mais claro, exprime temperamento jovial e fantasioso.

VERDE: É a cor mais fria, calma e tranquila, não exprimindo qualquer sentimento de alegria, tristeza ou paixão. Imóvel, satisfeita, é também a cor da esperança. Se tiver um pitadinha de Amarelo, torna-se ensolarada, ativa, indiferente. Já se ouver a predominância do Azul, torna-se carregada, severa, repleta de pensamentos.

AZUL: Cor que exprime calma profunda, interior, infinita e diferente do verde. É solene, grave e espiritual, as análises racionais são ignoradas. Nos tons mais claros e brilhantes, provoca sensação de frescor e higiene, sendo a preferida pelas mulheres. O tom turquesa exprime grande força, fogo interior e frio, como os lagos iluminados pelo sol de verão. As tonalidades mais escuras agradam mais aos homens.

AMARELO: Luminosa, vibrante, vistosa e gostosa, principalmente em tons claros e limpos. É cor superficial, não transmitindo profundidade. É cor muito ativa, que estimula a criatividade, mas se sujar com o marrom ou verde, apresenta aspecto doentio, repugnante. Aquecida com ligeiros tons de Vermelho, evoca um misto de alegria e satisfação.

LARANJA: É a cor mais acolhedora, quente, íntima como fogo ardente, mais irradiante e expansiva que o vermelho. Ao mesmo tempo, transmite refrescância se associada com o fruto.

VIOLETA: Misteriosa e triste, melancólica e mediativa, demonstra um pensamento profundo e religioso. Em tons mais claros e luminosos, como o lilás, torna-se mágica e mística.

ROSA: Tímido, romântico, intimista. O Rosa é a cor feminina por excelência, com pouca vitalidade exprimindo afeição e afetuosidade. Sugere intimidade.

MARROM: É a cor mais realista, segundo estudiosos, é a cor que representa justiça. Não sendo brutal ou vulgar, evoca a vida sã e cotidiana. Neutra por excelência, a medida que vai escurecendo adquire características do Preto.

PASTEL: A característica de abrandamento e afabilidade das cores quais se origina. Os tons Pastel são a representação das coisas que se encontram dentro da solidão e do foro íntimo.


As cores devem ser planejadas para interface considerando o contexto em que serão utilizadas, muitas vezes tendo que respeitar a cor do logotipo da empresa.

DICAS

- Evitar fundos escuros. Fundo preto não é recomendado (principalmente em portais de comunicação), pois há poucas cores que contrastam e causa cansaço visual. No caso de impressão em Preto e Branco, a cor a ser usada para o texto ou imagem pode ser convertida para o escuro.

- Reduzir o número de cores. Muitos “blogueiros” se esquecem que a maioria dos monitores apenas conseguem representar, milhares de cores, outros 256 ou 16 cores, além dos monitores em Preto e Branco que equipam sistemas comerciais. Para sistemas comerciais, usar apenas 16 cores, pois ao serem convertidas para o monocromático, há padrões de cinza suficientes.

- Usar sempre textos com letras pretas. A letra preta, sobre um fundo claro, tem melhor legibilidade. Podemos dispor de opções para troca da cor de plano de fundo, porém esse recurso pode não ser bem aceito pela maioria.

- Não tornar a tela muito brilhante ou escura, use cores brilhantes em áreas pequenas e cores suaves em áreas maiores.

- Tenham em mente que as cores mal utilizadas são piores do que não fazer uso delas.

Conclusão

Este estudo breve serve para despertar blogueiros desatentos que seguem seus instintos sem pensar que hajam regras para cada escolha que seja aplicável em seu blog, como cores, fontes e outros detalhes importantes.

Você sabia destas particularidades das cores e seus efeitos sobre nós?

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