quinta-feira, 23 de maio de 2013

Blogueiros, não negligenciem com o sono!

Dormiu no PC
Ser blogueiro por curiosidade é uma coisa e isso pode até passar rápido; ser blogueiro por hobby, é divertido, mas não tem tanto problema; mas quando se fala em blogar por profissionalismo e até por ganhar dinheiro, muitas pessoas exageram na dose e extrapolam limites em diversos aspectos no seu dia a dia.

Este artigo não é como os outros que já escrevi pautado em conhecimentos teóricos e informações lidas de outros blogueiros; eu realmente como blogueiro, vivenciei uma situação nada agradável em minha saúde por causa da minha rede de blogs.

Talvez você por ser novo no ramo ou lidar levemente com o assunto possa duvidar que blog possa trazer algum incomodo ou inconveniente para nossa saúde; mas isso é fato e realidade o que vou contar aqui.

Meus Blogs me Deram Febre

É um título literal e não faço referência ao dito popular comum que usam por aí no sentido de que eles me deram muito trabalho não. Realmente por causa da muita dedicação e extrapolamento com meus blogs, eu adoeci e fiquei de cama um dia todo praticamente.

Tudo começou quando eu passei quase o dia todo trabalhando em novos projetos e terminando outros em alguns detalhes. Instalação de templates, traduções, ajustes, monetização, produção de conteúdo e por aí fui madrugada a dentro. Mas já neste dia eu estava em  pé desde as 6h30 da manhã e fui dormir as 3h da madrugada!

No outro dia como a rotina era a mesma, acordei novamente as 6h30 para levar minha sobrinha de carro até a escola e então comecei sentir uma dor de cabeça irritante e depois do almoço, muito sono, mas não dormi. E sempre nos meus blogs, quase o dia todo...

Minha falta de repouso me gerou uma infecção na garganta, dor de cabeça, febre de 38 graus e dores no corpo todo. Eu estava com febre... E sabia muito bem que foi pela falta de repouso.

Meu corpo deve ter ficado frágil e contraído essa febre que começou por uma dor de cabeça. Depois desse dia fiquei acamado quase o dia todo e tive que tomar dois medicamentos diferentes. Passei a ir dormir no máximo as 0h da noite, dispensando blogs e amigos nas redes sociais.

Resultados de não dormir direito

Só para confirmar na prática o que estou dizendo e para ninguém dizer "você não é médico..."; confiram as seguintes informações que coletei na internet sobre o assunto:

Quem dorme pouco, ou seja, menos que oito horas por dia estará propenso a menor vigor físico, a envelhecer mais precocemente, sujeito a infecções, obesidade, hipertensão arterial, diabetes, capacidade de acumular conhecimentos diminuídos, alterações de humor, diminuição de criatividade, de atenção, da memória e do equilíbrio corporal.

Para o interesse do emagrecimento, a falta de sono leva à intensa necessidade de ingestão de açúcares, incapacidade de se sentir satisfeito depois de comer uma refeição abundante, consumo compulsivo e excessivo de comida, diminuição do tecido muscular magro, redução da capacidade de obter energia dos carboidratos e decréscimo da atividade física.

A falta de sono acarreta cansaço na pessoa, com isso ela faz menos atividades físicas, queimando menos calorias, reduzindo seu metabolismo por estar prejudicada a absorção de carboidratos que é o principal combustível do organismo com conseqüente ganho de peso.
A produção de hormônios, principalmente o do crescimento estará prejudicada. É ele que ajuda a formar a massa muscular magra. Quanto menos massa muscular há menos queima de gorduras. 

Ocorre também a diminuição da liberação do hormônio leptina, da insulina e do aumento na produção do cortisol. A leptina controla a saciedade, sem ela o corpo pede mais carboidratos. Com menos insulina o aproveitamento da glicose fica prejudicado. O aumento do cortisol propicia maior estresse e alteração do humor. (Fonte: Vila Mulher)
Vai continuar dormindo tarde por causa dos seus blogs? Deixei a palavra infecção em vermelho para confirmar que realmente foi pela falta de sono causada por dedicação aos blog. Eu já estou reeducando essa mania minha por aqui e você?


Sobre o Autor:
Ricardo F.S Ricardo F.S é administrador da empresa Ricardo Arts em Valparaíso e dos blogs Blog Ricardo Arts,Dinheiro sem Limite e Processo Blogs na internet. Possui curso completo de informática e internet e possui anos de conhecimento com blogs. Atualmente trabalha como letrista, desenhista e pintor; prestando serviços também na web com design. Para saber mais clique aqui.


0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.