quarta-feira, 10 de abril de 2013

Blogger - Novo recurso de edição de HTML?

HTML Blogger
Notícia interessante! Estava gerenciando alguns de meus blogs no Blogger; atualizando e melhorando algumas coisas quando me deparei com algo interessante que de imediato pensei ser um bug ou coisa do tipo, mas depois constatei que realmente não era.

Ao acessar o painel de edição de HTML do blog, percebi logo grandes mudanças nos recursos e na interface do mesmo. O recurso realmente ganhou muitas novas funcionalidades e está bem mais profissional do que a versão anterior.

Achei muito interessante e apesar de não ser ainda oficial  (pelo menos até este artigo), eu resolvi me adiantar e publicar as novidades que adicionaram ao recurso.

Novos Recursos de Edição de HTML

Eu tirei um print da tela e vou deixá-lo aqui para que você possa acompanhar o que mudou e oque há de novo na edição de HTML.

Para quem não esta familiarizado do assunto. Esta área é onde se fazem as alterações de HTML na estrutura geral de seu blog. Este recurso recebe o nome de "Modelo". Confira como esta o novo visual na imagem capturada abaixo:

Painel de Edição de HTML Remodelado
Imagem capturada do recurso de edição de HTML remodelado. Clique para ampliar. 
Na sequência que estarei mostrando abaixo, o que há no painel remodelado mostrado acima. A sequência seguirá da esquerda para a direita, começando pelo botão "Voltar".

Antes porém, faça os procedimentos básicos para se chegar até o painel. Acesse o Blogger > Faça login > Escolha um blog > Vá até "Modelo" > Clique no botão "Editar HTML". Infelizmente não garanto que este painel apareça para todos, mas acredito que para alguns já deve estar liberado.

Confira abaixo as novidades:

1. Voltar - Nesse botão, você retrocede uma etapa no painel de edição.
2. Ir para um Widget - Nesse botão você pode localizar rapidamente um widget específico dentro do código HTML. Nele há uma lista suspensa com os títulos de todos os widgets existentes!
3. Editar Modelo - Abre o modo HTML para edição no código.
4. Visualizar Modelo - Neste botão você confere como esta ficando as edições em modo de visualização comum.
5. Formatar Modelo - Ao que tudo indica, esse botão expande mais os códigos para melhor edição.
6. Reverter Alterações - Reverte mudanças que você fez antes de salvar.
7. Reverter Modelos de Widget para o Padrão - Dispensa explicação não é mesmo? Mas só para quem ainda não entenda; esse botão reverterá a estrutura de seu blog aos padrões de widgets da plataforma.
8. Expansão dos Códigos - Não é botão, mas sim as pequenas setas localizadas do lado esquerdo dos códigos HTML dentro do código geral. Quando clicar nelas, o código será expandido e visto completamente.
9. Leitura Dinâmica - Notou que todos os códigos agora estão coloridos como no Dreamweaver e outros programas de edição de HTML? Isso facilita em muito a identificação dos mesmos.
10. Salvar Modelo - Deixei por último por que você já sabe que serve para aplicar as mudanças feitas.

Detalhes Observados

Existem alguns detalhes que pude observar no pouco que usei o painel. São detalhes simples, mas que podem fazer muita falta na hora de se trabalhar no HTML.

Um deles é o recurso de busca de tags e códigos que continua o mesmo; bastando apenas teclar simultaneamente CTRL + F dentro do código para abrir a ferramenta de busca.

Mas um fator preocupante que notei advindo desta mesma ferramenta é o fato de não mais numerar as ocorrências das palavras procuradas como antes acontecia. Isso deixa um trabalho maior para ser executado, procurando linha por linha pelas palavras marcadas em amarelo.

Antes, bastava buscar e todas as ocorrências apareciam numeradas e bastava ir clicando na seta que pulava automaticamente palavra após palavra até na última. Espero que observem isso...

Mas no demais, reforço que não é uma certeza ainda esse novo painel. Pode ter sido apenas um flagra de um teste ou realmente eles anunciem em breve estes novos recursos. Eu particularmente achei estranho ver o recurso  em funcionamento em um dos meus blogs mais bichados e sem tantas visitas; resumindo: sem destaque.

Talvez isso tenha ocorrido porque troquei o template do mesmo e isso pode ter servido de liberação do recurso para que eu pudesse já trabalhar com o mesmo. De qualquer forma a Google sempre trabalhou assim mesmo; liberando os recursos para os usuários por etapas e gradualmente.

E para você, o novo painel já semostrou ou ainda não? Se sim, poderia me dar sua opinião sobre o que achou das mudanças?


Sobre o Autor:
Ricardo F.S Ricardo F.S é administrador da empresa Ricardo Arts em Valparaíso e dos blogs Blog Ricardo Arts,Dinheiro sem Limite e Processo Blogs na internet. Possui curso completo de informática e internet e possui anos de conhecimento com blogs. Atualmente trabalha como letrista, desenhista e pintor; prestando serviços também na web com design. Para saber mais clique aqui.


0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.