terça-feira, 9 de abril de 2013

Wordpress - Mudar o design de seu blog

CSS Wordpress
Neste artigo vou ensinar como mudar cores, fontes e lidar com códigos CSS em seu blog Wordpress. Afinal, todos nós queremos que nossos pertences fiquem com a nossa cara e nosso estilo não é mesmo?

O Wordpress também possui sua área onde você pode editar várias áreas da estrutura de seu blog com padrões pré-definidos ou usar ainda mais personalização com códigos CSS que pode inserir no código fonte do mesmo.

São recursos bem legais e simples de se trabalhar e em minutos seu blog já estará com outra aparência. Se você é do tipo que gosta de mexer naquilo que é comum e simples demais. Este artigo vai servir bem para você. Mãos à obra?

Acessando a Aba de Personalização do Design

Vou mostrar cada sessão em separado, por isso quero fazer a introdução com o caminho básico de acesso à plataforma, seguido do login e da escolha do blog a ser editado.

Feito essas passos básicos, basta clicar em "Mudar Aparência" e no menu lateral esquerdo da página que se abrir, selecione a aba "Design Personalizado".

Tudo certo? Então verá uma página com os recursos de edição de cores, fontes e aplicação de CSS. Vou mostrar cada um deles separadamente para ficar bem claro.

Na página que você estará acessando, existem dois modos de visualização de cada ferramenta de edição. São eles "Preview for Free" onde poderá ver as edições enquanto as aplica e a visualização apenas dos recursos, quando acessa pelas abas.

Alguns modelos de templates podem não ter suporte aos recursos de edição e personalização de cores.

Editando as Fontes em seu Blog

Antes de mais nada, é preciso saber que este recurso não esta disponível na versão grátis do Wordpress; apenas para os planos pagos.

Ao clicar no botão "Preview for Free" ou na aba "Fontes" na página, você terá diante de você alguns bons recursos para personalizar o conjunto de fontes que se encontra em seu blog.

Você pode alterar as fontes do título, dos cabeçalhos e do corpo do texto separadamente. Lembrando que este recurso também disponibiliza serviços premium onde você poderá comprar o tema personalizado como seu; clicando em "Save fonts and purchase".

A variedade de fontes é bem vasta e você pode escolher qual quiser. Mas nunca se emocione demais e tente conciliar as fontes usadas em cada lugar para não criar diferenças notáveis e contradizentes.

Editando as Cores de seu Blog

Para visualizar as ferramentas de edição de cores de seu blog, basta clicar em "Preview for Free". Seu blog se abrirá com recursos de edição das cores do template na lateral direita da tela.

Você pode mudar as cores somente com os conjuntos de cores já criados pelo Wordpress. Clicando em "Carregar Mais" poderá ver mais opções de cores para aplicar em seu blog.

Se já escolheu que cores vai usar em seu blog e já aplicou, clique em "Salvar Mudanças".

Editando ou Adicionando CSS em seu Blog

Este recurso também está disponível para uso total somente nas versões pagas do Wordpress. Você poderá ajustar e mexer nos recursos, mas não poderá salvar as alterações feitas. Infelizmente...

Acessando a aba "CSS" ou clicando no botão "Preview for Free" você terá acesso aos recursos de edição de seu blog pelo CSS.

Além de poder aplicar códigos extras em seu código fonte, poderá definir o tamanho da largura do template atual em "nome"; definindo em pixels na caixa.

Em "Fresh Start" você pode marcar se esta usando ou não o código CSS original do tema em seu blog. Marcando a opção "On Mobile" seu tema ficará adaptado aos aparelhos móveis também.

Em "Pré Processador" você define o pré processador de CSS para ajustar possíveis incompatibilidades entre os códigos base e o aplicado, ou deixar o código mais bonito.




Sobre o Autor:
Ricardo F.S Ricardo F.S é administrador da empresa Ricardo Arts em Valparaíso e dos blogs Blog Ricardo Arts,Dinheiro sem Limite e Processo Blogs na internet. Possui curso completo de informática e internet e possui anos de conhecimento com blogs. Atualmente trabalha como letrista, desenhista e pintor; prestando serviços também na web com design. Para saber mais clique aqui.


0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.