segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Ferramentas do Blog - Como ganhar leitores

Imagem
No artigo passado falamos sobre a navegação no blog e o quanto ela é importante para que seus leitores se sintam tranquilos em navegar dentro de seu blog sem confusão ou complicação.

Agora estaremos abordando outra estratégia e questão importante para prender leitores ao seu blog que são as ferramentas dentro dele. Mas o que seriam essas ferramentas dentro do blog?

Já vou advertindo que não estou falando aqui de um monte de gadgets inúteis e sem precisão para a vida de seus leitores como relógios, calendários, peixinhos que acompanham o mouse e outros. Mas sim de ferramentas que essencialmente todo blog precisa e todo leitor pode procurar algum dia.

Ferramentas que um  blog precisa ter

As ferramentas essenciais são aquelas que você pode beneficiar seu blog prendendo os leitores. Claro que só as ferramentas em si não vão resolver o problema sem antes seu blog estar bem organizado e produzindo artigos bons para se ler.

Tudo isso estando conforme o pedido, vamos conhecer as ferramentas para ajudar os leitores a ficarem sempre lendo seus artigos:
  1. Leitor de Feed/RSS - Sem isso seu blog está limitado ao número de leitores online; já que muitos gostam de receber os artigos no conforto de casa em seu email.
  2. Email - Ter uma ferramenta de envio de email é uma ótima estratégia para deixar seu leitores confiantes de que podem contar com você se precisarem tirar alguma dúvida sobre seu blog ou assunto publicado.
  3. Redes Sociais - Disponibilize o máximo de recursos de redes sociais como botões de compartilhamento e para seguir você ou seu blog. 
  4. Pesquisa - Ninguém gosta de ficar procurando por algo que não encontra, então tenha sempre uma ferramenta de pesquisa em seu blog para facilitar na busca.
  5. Ferramentas Específicas - Essas são para casos específicos como calculadora e conversor financeiro em um blog sobre finanças. Mas use somente se realmente for beneficiar o leitor e auxiliá-lo.
Eu trabalhei em uma empresa que tinha uma política que regia a mesma e quando ela foi estabelecida, tivemos que aprender cada um dos principais pontos da política. Muitos deles já me esqueci, mas o primeiro não sai da minha cabeça: "Satisfação de nossos clientes"

Agora pense nessa frase com relação aos seus leitores e trabalhe sempre em cima disso em todos os sentidos. Apenas trabalhe pensando no leitor e o mínimo possível em você; pois sãos os leitores que sustentam seu blog nas pesquisas e nos resultados monetários.

Se esta gostando dos artigos e esta servindo para você, não deixe de compartilhar e assinar o feed para ler os próximos artigos. E não se preocupe quanto as ferramentas que comentei aqui, porque estarei mais adiante publicando em artigos separados como colocar cada uma delas em seu blog.


Caso queira entrar em contato por algum motivo, acesse a página de contato através deste link:Contato.
Envie dúvidas, reclamações, sugestões, elogios e assuntos mais complexos relacionados ao artigo e em 24 horas estarei lhe respondendo prontamente.

0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.