domingo, 3 de março de 2013

Plágio - Combater ou Liberar?

Plágio - Proibido ou nãoVou interromper por um artigo nossa série de publicações sobre a plataforma Wordpress para falar novamente sobre um assunto que causou, causa e causará muita polêmica na vida de muitos; online ou não.

Todos já devem saber dos fatos ocorridos em 2012 com o lançamento das leis americanas que visam combater a pirataria online e outras práticas que de certo modo acabam prejudicando empresas e autores de obras com propriedade intelectual reservada.

Mas em contra partida, a internet já existe a muitos anos e esses casos com downloads e cópias de conteúdo alheio vêm sendo praticadas a tempos e ninguém nunca se manifestou em contrário? Porque? Porque só agora estão agitados e agressivos quanto a essa prática?

É exatamente isso que quero levantar questões e debates com esse artigo. Será que plagiar e piratear é mesmo crime, ou uma prática ao estilo Robin Hood? Merecem ser punidos os que praticam isso ou não, pois estão contribuindo de alguma forma para a expansão do trabalho de alguém que seja dono do arquivo ou material que seja?

Confusão Generalizada: Liberado!

Se prepare porque o assunto vai ser polêmico e um pouco extenso o artigo.

Até a algum tempo atrás ninguém se importava com isso e até mesmo adoravam quando os usuários começavam a baixar produtos grátis, porque isso popularizava empresas e marcas que hoje são famosas por causa desse meio de comunicação e divulgação.

Podia baixar filmes, músicas, imagens e outros sem ninguém chiar ou protestar. Mas com o crescimento da web e de pessoas conhecendo e navegando na internet; aumentaram consideravelmente o número de downloads e isso começou a incomodar e se mostrar nos gráficos das vendas das empresas....

Da mesma forma com artigos e materiais afim. Muitos usavam daquele lindo sentimento de partilha e não se importavam muito com quem copiava seu material ou não... Mas as coisas mudaram...

Confusão Generalizada: Proíbido!

Muitas pessoas na internet concordam que realmente essa prática deve ser punida de acordo e ser extinta essa atitude de copiar, hackear ou piratear. E os que acham isso, são principalmente quem ganha muito dinheiro com isso. Empresas e outros profissionais que estão envolvidos com criação, não suportam ver suas idéias roubadas e usadas descaradamente como se não fossem suas; ou pior ainda como se fosse o usuário quem tivesse criado e elaborado aquilo que apresenta para outros.

Claro que isso em larga escala causa um prejuízo e tanto em diversos sentidos como queda nas vendas, como caso de empresas cinematográficas e gravadoras de CDs. Eis aí o porque eles entraram em alvoroço, estão simplesmente começando a perceber a queda nos gráficos monetários de ganhos.

Onde esta o lucro se um filme for copiado ou baixado da internet? Por isso também foram criadas as leis SOPA e PIPA. Para complicar ainda mais a vida das pessoas que praticam isso. Quem não sabe das notícias sobre o Megaupload e o Pirate Bay? Quantos links de downloads não foram excluídos em diversos sites de armazenamento como 4Shared, Hotfile, Fileserve e outos?

Eu mesmo perdi vários arquivos que na época não era "pecado" baixar e armazenar...


A verdade


Eu conversava com dois amigos no Facebook e discutíamos sobre o fato de que o Tiago, dono do blog Dinheiro Digital sofria com plagiadores copiando seu conteúdo descaradamente e sobre ele ter denunciado alguns desses blogs e a Google excluir os mesmos.

Antônio Karini discordou dessa atitude e de acharmos prazer nisso pelo fato de todos nós já usufruirmos de cópias de conteúdo plagiado ou pirateado. Realmente o Antônio tem razão e eu mesmo já participei disso, mas como já disse, ninguém se importava com isso.

Antes da lei não existe culpa. Se você pratica algo inocentemente que não saiba ser prejudicial ou danoso, o fez inocentemente; mas depois da SOPA e PIPA é bem difícil se declarar inocente. Mas e quanto ao conteúdo de blogueiros como eu? Devo proteger o que me custa até horas na madrugada sem dormir ou devo liberar geral e deixar que as pessoas copiem a vontade sem restrição ou proibições?

Sem se importar se o blog do plagiador vai subir nos resultados de pesquisas às minhas custas ou não ou até mesmo passar por plagiador como se eu tivesse plagiado dele???

A minha opinião? Empresas são empresas e ganham rios de dinheiro com o que produzem. Para se fazer cócegas neles dá muito trabalho... E nós blogueiros que passamos dias e dias escrevendo artigo atrás de artigo para ganhar algum dinheiro mensal que se bobear demora até um ano para sacar?! Não há comparação...

Quer saber? O meu conteúdo eu não permito cópias indevidas. Se quer ser um blogueiro de verdade, aprenda lendo e acompanhando blogs como esse que ensinam como se faz... Sou humano como qualquer um e usei minha capacidade e inteligência para dominar escrever artigos originais, porque outros não podem?

E você o que pensa sobre esse assunto? Acha que realmente todos devem sair copiando artigos por aí sem restrição ou proibições ou devem ser impostas regras e normas; ou mesmo nem permitir? Gostaria de saber sua opinião como blogueiro...


Sobre o Autor:
Ricardo F.S Ricardo F.S é administrador da empresa Ricardo Arts em Valparaíso e dos blogs Blog Ricardo Arts,Dinheiro sem Limite e Processo Blogs na internet. Possui curso completo de informática e internet e possui anos de conhecimento com blogs. Atualmente trabalha como letrista, desenhista e pintor; prestando serviços também na web com design. Para saber mais clique aqui.


0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.