segunda-feira, 23 de abril de 2012

É possível um blog pegar vírus, como eliminá-lo?

Imagem
Acredite, é possível sim e como já citei aqui, já passei por um episódio desses e é muito complicado para se lidar com a situação. Mas já publiquei sobre uma solução aqui no blog que pode evitar muitos problemas relacionados a contaminações.

Ainda assim quero compartilhar em detalhes a experiência com vocês e ensinar a como agir em casos como o que eu passei em meu blog.

Não é tão complicado e você só precisa de entender um básico sobre linguagem HTML e ter um bom navegador seguro instalado em seu computador.

Detectando e Eliminando um Malware

Certo dia quando fui infectado por uma dessas pragas, fui informado por um leitor que comentou sobre certo site de ganhos que postei que estava com malware e o link estava justamente em meu blog. Depois de uma árdua procura e descoberta de uma metodologia, consegui arrancar o danado que estava em um banner de um site de anúncios que era exibido em meu blog.

Detectar um malware não é tão difícil e você só precisa ser contaminado para perceber a situação. Mas geralmente é preciso que você acesse seu blog desconectado da conta, pois assim você recebe o alerta de segurança do navegador sobre ameaça.

Geralmente entre as palavras de aviso no navegador ou mesmo pelo antivírus, um link irá aparecer indicando onde está a ameaça em seu blog. Não praticamente onde, mas indiretamente você poderá identificar onde ela está escondida.

Para identificar o risco você terá que anotar o link e depois procurar primeiro em seus gadgets para ver se o mesmo link esta nestes gadgets. Caso não encontre, poderá procurar no HTML do template, abrindo o modo "Modelo" e usando os comandos Ctrl+F para efetuar uma busca nos códigos.

Para fazer isso, basta digitar o link no campo de busca e o mesmo será grifado no HTML. Encontrado o malware ou o script, elimine-o e salve as alterações.

E aí, já passou por algum problema como esse em seu blog? Poderia compartilhar sua experiência e como se livrou do mesmo?

Caso queira entrar em contato por algum motivo, acesse a página de contato através deste link: Contato.

Envie dúvidas, reclamações, sugestões, elogios e assuntos mais complexos relacionados ao artigo e em 24 horas estarei lhe respondendo prontamente.

2 comentários:

  1. aceita parceria

    http://olokoanime.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Amigo me desculpe, mas quero apenas parceiros que publiquem dentro do nicho de blogs.
    Mas posso sugerir que fechemos parceria no meu blog Ricardo Arts que tem conteúdo variado, Será bem benéfico para seu blog, garanto. http://www.ricardoarts.com

    ResponderExcluir

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.